Amália (Marina Ruy Barbosa) procura a Rainha da Lúngria (Bia Sion) para pedir uma extensão do prazo para Montemor quitar sua dívida. A poderosa não pode ajudá-la neste sentido, mas acredita que não foi um acaso o destino duas se cruzar. Ela faz uma revelação bombástica:
“Minha filha, única herdeira do trono, se envolveu com um capitão do exército e… está grávida.”
A rainha surpreende Amália com a notícia e propõe à ela:
“Se Montemor se unisse à Lúngria, por meio de um casamento, o Conselho daria o empréstimo que Afonso (Romulo Estrela) tanto precisa e meu neto nasceria através de um casamento legítimo. Você continuaria tendo Afonso só para você, já que minha filha já está grávida e completamente apaixonada pelo tal capitão. Os dois seriam casados apenas no papel.”
“Vossa majestade está propondo que Afonso se case com a sua filha?!”, pergunta Amália.
“Exatamente! O que você me diz?”
Será que Amália vai aceitar?
19 Jun
Terça-feira
Afonso diz a Gregório que é seu dever resgatar Catarina. Aires entra na casa de Enoque à procura de Augusto, sem saber que o rei foi escondido no porão por Héber. Lucrécia percebe que Rodolfo está planejando algo. Delano conta a Afonso que Catarina está presa na masmorra. Amália tenta convencer Afonso a não ir à Lastrilha. Otávio pede a Aires que chame o Patriarca da Fé para casá-lo com Catarina. Amália fica preocupada quando Gregório lhe diz que seria importante para Montemor que Afonso se casasse com uma princesa da Cália. Virgílio observa Amália e Constância. Naná e Glória chegam ao castelo de Alcaluz para falar com Margô. Petrônio e Orlando desconfiam de Rodolfo ao ver que ele comprou comida sem ter dinheiro. Otávio diz a Catarina que encontrou Augusto. A rainha de Lúngria propõe a Amália que sua filha se case com Afonso, apenas por conveniência, em troca de um empréstimo a Montemor. Otávio obriga o Patriarca da Fé a celebrar seu casamento com Catarina.