Nos próximos capítulos da novela “Deus Salve O Rei” (de Daniel Adjafre), que chega ao fim em julho, quando estreia sua substituta, “O Tempo Não Para” (de Mário Teixeira), Afonso (Romulo Estrela) vai ser obrigado a se casar com Catarina (Bruna Marquezine) por causa da crise financeira de Montemor.
Tudo começa quando Afonso pede um empréstimo para o Conselho da Cália, com o intuito de reerguer o reino deixado por Crisélia (Rosamaria Murtinho) e Rodolfo (Johnny Massaro). O problema é que o Conselho da Cália não reconhece Amália (Marina Ruy Barbosa) como nobre e nega a solicitação de empréstimo.
As rainhas e os reis dos governos vizinhos afirmam que o dinheiro só vai ser liberado caso Afonso se case com Catarina e se divorcie de Amália, pois precisam impedir sua aliança com Otávio (Alexandre Borges). É que Artena e Lastrilha juntas podem acabar com os demais reinos, principalmente Montemor.
“Afonso, um rei jamais deve tomar uma decisão com o coração, e sim com a cabeça. E deve pensar, acima de tudo, no bem de seu reino. Você não só está tomando a decisão errada ao se casar com Amália, como também está deixando de resolver um grande problema da Cália, que é Artena. Imagine os benefícios que você teria se Montemor e Artena se unissem. Quanta paz e prosperidade isso traria a ambos”, afirma um dos membros do Conselho da Cália.
“O que vossa majestade quer dizer com isso?”, rebate Afonso. “Que você não deve permitir que Catarina se case com Otávio. Afonso, eu só quero o seu bem. E por isso, escute o meu conselho: só há uma forma de você salvar Montemor. E você sabe bem qual é”, continua um dos membros do Conselho da Cália. “Você se casar com Catarina”, conclui o conselheiro Gregório (Danton Mello).