Na próxima temporada da novelinha teen “Malhação”, subtitulada como “Malhação – Vidas Brasileiras”, que estreia na próxima quarta-feira (7) na Rede Globo, Juliana (Letícia Isnard) é a mãe superprotetora da ginasta rítmica Verena (Joana Borges), aluna do Colégio Sapiência, que a pressiona constantemente para se concentrar nos estudos e nos treinos.
Verena consegue uma bolsa de estudo no Colégio Sapiência, coordenado por Gabriela (Camila Morgado) e dirigido por Marcelo (Bukassa Kabengele), graças ao projeto social de Rafael (Carmo Dalla Vecchia) e Vinícius (André Luiz Miranda) para adolescentes carentes na ONG Percurso, o que deixa Juliana aliviada em relação ao seu futuro.
O problema é que, para manter sua bolsa de estudo, tendo em vista que Juliana não possui condições financeiras de pagar a instituição de ensino, Verena precisa tirar notas mais altas que os alunos pagantes. Em função da pressão dos treinos, ela desenvolve um quadro de dislexia (dificuldade de aprendizado).
Verena faz parte da mesma turma que Érico (Gabriel Fuentes), Flora (Jeniffer Oliveira), Jade (Yara Charry), Michael (Pedro Vinícius), Tito (Tom Karabachian) e Úrsula (Guilhermina Libanio). Além dela, Érico e Michael também são bolsistas. Já Flora, Jade, Tito e Úrsula são pagantes, pois fazem parte de famílias financeiramente mais abastecidas.
A outra turma é formada por Alex (Daniel Rangel), Amanda (Pally Siqueira), Felipe (Gabriel Contente), Hugo (Leonardo Bittencourt), Leandro (Dhonata Augusto), Maria Alice (Alice Milagres), Pérola (Rayssa Bratillieri) e Talíssia (Luellem de Castro). Amanda, Leandro, Maria Alice, Pérola e Talíssia são bolsistas, ao passo que Alex, Felipe e Hugo são pagantes.
Escrita por Patrícia Moretzsohn, com a colaboração de Chico Soares, Laura Rissin e Renata Dias Gomes, “Malhação – Vidas Brasileiras” conta com a direção geral de Giovanna Machline, Matheus Malafaia, Mayara Aguiar, Natália Warth e Thiago Teitelroit, além da direção artística de Natália Grimberg. A supervisão narrativa é de Daniel Ortiz.