Na próxima temporada da novelinha teen “Malhação”, subtitulada como “Malhação – Vidas Brasileiras”, que estreia na próxima quarta-feira (7) na Rede Globo, Rosália (Guta Stresser) é uma empregada doméstica de origem humilde, que trabalha na casa da família formada por Eduardo (Edson Celulari), Isadora (Ana Beatriz Nogueira) e Pérola (Rayssa Bratillieri).
Com a prisão de Eduardo – que acaba sendo acusado de se envolver nas negociações escusas dos políticos corruptos investigados pela Operação Lava Jato – Rosália perde seu emprego, pois a polícia federal bloqueia todos os bens de Isadora e Pérola, fazendo com que elas não tenham condições de pagar seu salário.
A partir de então, Rosália aceita trabalhar de graça para Isadora e Pérola em troca de continuar morando em sua casa, já que não possui condições financeiras de pagar aluguel. Ao saber da situação em que sua mãe se encontra, Maria Alice (Alice Milagres) sai da casa do seu tio.
Após se mudar de Ribeirão Preto para o Rio de Janeiro para apoiar Rosália, Maria Alice consegue uma bolsa de estudo no Colégio Sapiência, coordenado Gabriela (Camila Morgado) e dirigido por Marcelo (Bukassa Kabengele), graças ao projeto de Rafael (Carmo Dalla Vecchia) e Vinícius (André Luiz Miranda) na ONG Percurso.
Maria Alice desperta o interesse de Alex (Daniel Rangel), filho de Gabriela e Paulo (Felipe Rocha), além de irmão de Flora (Jeniffer Oliveira) e Mel (Maria Rita Silva). Só que Alex é namorado de Pérola, que também vai estudar no Colégio Sapiência graças ao apoio de Maria Alice e Rosália.
Escrita por Patrícia Moretzsohn, com a colaboração de Chico Soares, Laura Rissin e Renata Dias Gomes, “Malhação – Vidas Brasileiras” conta com a direção geral de Giovanna Machline, Matheus Malafaia, Mayara Aguiar, Natália Warth e Thiago Teitelroit, além da direção artística de Natália Grimberg. A supervisão narrativa é de Daniel Ortiz.