Na novela “Orgulho e Paixão”, que estreia dia 20 de março na Rede Globo, Trajano (JP Rufino) é conhecido pelo apelido de Estilingue. Ele é filho de Tenória (Polly Marinho), que trabalha como empregada doméstica na casa de Jorge (Murilo Rosa), com quem possui uma relação de pai e filho.
Com seu estudos bancados por Jorge, a quem chama de “Tio”, Trajano sonha em seguir seus passos na advocacia, apesar de ser uma criança negra, motivo pelo qual se dedica ao colégio para ser motivo de orgulho para Tenória. Apesar de ser estudioso, ele é espoleta e vive arrumando confusão.
Enquanto Tenória tenta esconder a todo custo a paternidade de Trajano, o que, em dado momento, é jogado no ventilador, Jorge, por sua vez, possui Afrânio (Ary Fontoura) como seu principal cliente, já que o produtor de café disputa suas terras com Julieta (Gabriela Duarte), mãe de Camilo (Maurício Destri).
Jorge nutre paixão secreta por Ema (Agatha Moreira), filha de Aurélio (Marcelo Faria), pois a casamenteira da fictícia cidade de Vale do Café (São Paulo) o empurra para cima de Amélia (Letícia Persiles). Com pena da sua doença terminal, Jorge se casa com Amélia e a cuida até sua morte.
Após a morte de Amélia, Jorge toma coragem de se declarar para Ema e os dois assumem seu romance. Ela também é amiga de Elisabeta (Nathalia Dill), irmã de Cecília (Ana Júlia Dorigon), Jane (Pâmela Tomé), Lídia (Bruna Griphão) e Mariana (Chandelly Braz), assim como namorada de Darcy (Thiago Lacerda).
Escrita por Marcos Bernstein, com a colaboração de Giovana Moraes, Juliana Peres e Victor Atherino, a próxima novela das 18h da Rede Globo, “Orgulho e Paixão”, conta com a direção geral de Alexandre Klemperer, Bia Coelho, Hugo de Sousa e João Paulo Jabur, além da direção artística de Fred Mayrink.