Um reino medieval, com direito a banda na taverna, dança de nobres e apresentação de plebeus. Assim os convidados conheceram o universo de Deus Salve o Rei, a próxima novela das sete, de Daniel Adjafre, com direção artística de Fabrício Mamberti, no evento de lançamento realizado nesta quarta-feira, dia 14, nos Estúdios Globo.
A cidade cenográfica do reino de Montemor foi toda ornamentada com os elementos de arte e cenografia da trama, e o pátio principal, com acesso ao castelo, ganhou dois telões de LED de 4 metros para exibir as primeiras cenas da novela e um making of criado especialmente para a ocasião. “O nosso ponto de partida é o texto do Daniel (Adjafre), depois tivemos uma preparação muito grande, as oficinas, os conceitos. No final, não era um elenco, era um grupo muito forte, unido, para encarar esse dia a dia e contar a história desses personagens com muito amor”, declarou o diretor artístico Fabrício Mamberti. Sobre a história, o autor Daniel Adjafre adiantou que é uma trama sobre escolhas. “Fica claro que todos, elenco e equipe, fizeram a escolha de trabalhar com amor, com força total!”, celebrou.
O cardápio seguiu o tom do reino próspero em minério. Como um típico banquete medieval, foram servidos pernil de porco assado, coxa e sobrecoxa de frango ao forno com molho de laranja, passas e cebolas, pães rústicos, queijo canastra e milho na espiga, entre outras iguarias.
O evento começou com a apresentação do reino por dois atores caracterizados tipicamente como moradores de Montemor. Os jornalistas foram conduzidos por toda a cidade cenográfica ao mesmo tempo em que conheceram a história da novela através do discurso dos personagens. Na taverna, foram recepcionados com uma banda ao vivo e, ao chegarem ao pátio, assistiram a uma apresentação dos nobres. Após a apresentação das imagens da novela, uma divertida dança de plebeus reuniu todos os presentes para dançar bem ao estilo de ‘Deus Salve o Rei’.
A história
Séculos atrás, na região de Cália, os reinos de Montemor e Artena vivem em paz há muito tempo. Até que algumas escolhas de seus monarcas e suas consequências interferem diretamente no curso da história. Afonso (Romulo Estrela), príncipe herdeiro de Montemor, é um homem honrado, justo e que, desde criança, foi preparado para, um dia, assumir o trono. Exatamente o oposto de seu irmão caçula, o irresponsável e inconsequente Rodolfo (Johnny Massaro), que só pensa em aproveitar as mordomias de sua vida de príncipe. Os dois são netos da Rainha Crisélia (Rosamaria Murtinho), que está doente e percebe – a cada dia – a urgência de nominar um sucessor para seu reino, que naturalmente seria Afonso, o mais velho.
O reino vizinho, de Artena, é governado pelo rei Augusto (Marco Nanini), um homem sábio e benevolente, que tem em sua filha, a princesa Catarina (Bruna Marquezine), sua sucessora. Mas ela, ao contrário do pai, tem planos ambiciosos para seu reino, e não medirá esforços para conquistar seus objetivos.
Montemor é um reino próspero, rico em minério de ferro, mas onde falta algo essencial para sua subsistência: água. Artena, por outro lado, tem este recurso em abundância. Um acordo vigente há muitos anos entre os dois reinos garante que o minério produzido em Montemor seja fornecido a Artena em troca de sua água. A morte de Crisélia abala perigosamente a paz até então mantida entre os dois reinos. Afonso logo deverá se tornar rei, mas o amor pela plebeia Amália (Marina Ruy Barbosa), de Artena, o faz abdicar do trono, entregando o posto a seu despreparado irmão, o que torna ainda mais delicadas as relações com o reino vizinho. “É uma novela muito poética, muito emocionante. O Fabrício e o Daniel têm uma equipe muito unida, e o elenco também é muito unido. É um trabalho com um clima muito bom. E essa personagem é tão forte, tão guerreira. Estou apaixonada pela Amália”, afirma Marina Ruy Barbosa.
Elenco completo da novela “Deus Salve O Rei”:
ANCELMO FERNANDES como Oráculo
ARAMIS TRINDADE como Olegário
BETTY GOFMAN como Naná
BIA ARANTES como Brice
BRUNA MARQUEZINE como Catarina
CAIO BLAT como Cássio
CAROLINA FERMAN como Lucíola
CRISTIANA POMPEO como Matilda
DANIEL WARREN como Orlando
DAYZE POZATO como Betânia
DÉBORA OLIVIERI como Constância
FERNANDA NOBRE como Diana
GIOVANNI DE LORENZI como Ulisses
GIULIO LOPES como Martinho
ISADORA FERRITE como Brumela
JOÃO VITHOR OLIVEIRA como Saulo
JOHNNY MASSARO como Rodolfo
JOSÉ FIDALGO como Constantino
JÚLIA GUERRA como Latrine
LEANDRO DANIEL como Petrônio
LIÉSER TOUMA como Timóteo
MARCELLO AIROLDI como Romero
MARCO NANINI como Augusto
MARCOS OLIVEIRA como Heráclito
MARIA MANOELLA como Mirtes
MARINA MOSCHEN como Selena
MARINA RUY BARBOSA como Amália
MONIQUE ALFRADIQUE como Glória
PASCOAL DA CONCEIÇÃO como Lupércio
RAFA VACHAUD como Eustáquio
RAFAEL PRIMOT como Osiel
RENATA DOMINGUEZ como Belisa
RICARDO PEREIRA como Virgílio
RÔMULO ESTRELA como Afonso
ROSAMARIA MURTINHO como Crisélia
ROSAMARYA COLIN como Mandigueira
TARCÍSIO FILHO como Demétrio
TATÁ WERNECK como Lucrécia
TOBIAS CARRIERES como Levi
VINÍCIUS CALDERONI como Istvan
VINÍCIUS REDD como Tiago
ANDRÉ SEGATTI (Participação Especial)
CACO CIOCLER (Participação Especial)
ILYA SÃO PAULO (Participação Especial)
JOANA BORGES (Participação Especial)
MEL MAIA (Participação Especial)
PIETRO MÁRIO (Participação Especial)