Nos próximos capítulos da novela “Novo Mundo” (de Thereza Falcão e Alessandro Marson), Dom Pedro I (Caio Castro) se reconcilia com Chalaça (Rômulo Estrela) após uma armação de Avilez (Paulo Rocha), Domitila (Agatha Moreira) e Thomas (Gabriel Braga Nunes). Os dois não possuem muito tempo antes de uma invasão acontecer.
Com o apoio de Chalaça, Dom Pedro I é obrigado a viajar com suas tropas para a cidade de Santos, localizada no estado de São Paulo, com o objetivo de impedir mais uma tentativa de golpe de estado, desta vez através da liderança do ambicioso General Madeira (ator não divulgado).
Apesar de ficar com medo de Dom Pedro I procurar Domitila na casa de Benedita (Larissa Fracher), Felício (Bruce Gomlevsky) e Francisco (Alex Morenno), Leopoldina (Letícia Colin) fica orgulhosa por causa da resistência da corte portuguesa e é nomeada como princesa regente do Brasil durante a ausência do seu marido.
O problema é que, após a fuga de Thomas (Gabriel Braga Nunes) e a prisão de Sebastião (Roberto Cordovani), Leopoldina sofre um atentado junto com Anna (Isabelle Drummond). A partir deste momento, ela decide decretar a independência do país, sem consultar sua família e o ministro José Bonifácio (Felipe Camargo).
No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I descobre a ousadia de Leopoldina através de uma carta enviada por José Bonifácio para São Paulo. Ele é obrigado então a anunciar a separação de Brasil e Portugal na frente de toda a população brasileira. “Independência ou morte”, grita ele no Ipiranga.
Discussion about this post