Família Leitão
Pedro Guedes Leitão (Chay Suede/Reynaldo Gianecchini)
Filho de Fausto (Tarcísio Meira) com Stela, sua primeira mulher, ele tem como principais características a liderança, força, firmeza e determinação. Foi criado pela babá, Zuza (Ana Rosa), após a morte da mãe. Sente uma intuitiva rejeição por Mág (Vera Holtz), sua madrasta, mas a trata com cordialidade, para evitar problemas. Formado em arquitetura, ele se prepara para fazer mestrado na França, quando conhece Helô (Isabelle Drummond/Cláudia Abreu) e se apaixona. Vinte anos depois, volta para São Dimas, atendendo a um apelo do pai. Ao saber que foi vítima de uma armação que o separou de Helô, decide tentar reconquistá-la.
Fausto Leitão (Tarcísio Meira)
Dono de uma tecelagem e muitos outros negócios, o pai de Pedro é um dos principais empresários da cidade. Após a morte da primeira mulher, se casou com Mág e teve, com ela, Hércules (João Vitor Silva/ Danilo Granghéia) e Vitória (Sophia Abrahão/Camila Morgado). Conduzido pelo corrupto secretário do Estado de São Paulo, César Venturini (Otávio Augusto), e apoiado pela mulher, entra para a política e, depois de três mandatos na Prefeitura de São Dimas, não aguenta mais o jogo político e empresarial que foi obrigado a jogar. Decide começar vida nova e reparar os erros do passado por causa da paixão que surge entre ele e Suzana (Gabriela Duarte/Regina Duarte), uma secretária contratada por Mág. Com ela, descobre algo atroz, que o enoja, e isso o faz querer mostrar à imprensa as provas que tem contra Venturini. Antes de partir com Suzana, implora que Pedro vá vá até São Dimas, a fim de pedir ajuda sobre o que descobriu e contar sobre a armação para separá-lo. Sofre um atentado que mata Suzana e o deixa sem conseguir se mexer ou se comunicar.
Magnólia Costa Leitão (Vera Holtz)
Mág se casou com o marido de Stela, sua melhor amiga, depois de sua morte. Por causa disso e por ser forte, voluntariosa, autoritária e dura, muita gente a suspeitou de seu caráter e suas reais intenções. Contudo, é também terna e acolhedora com os descamisados de São Dimas, que a consideram uma santa. Mãe de Hércules e Vitória, ela defende a família contra tudo e todos, mesmo quando é preciso tomar medidas que deponham contra sua ostentada bondade. Apesar de ficar transtornada quando Fausto decide abandoná-la para viver com Suzana, sublima (ou finge sublimar) o ódio e cuida zelosamente dele após o atentado que o deixa impossibilitado de se comunicar e se mexer. Seu ponto fraco é Tião Bezerra (Thiago Martins/ José Mayer).
Hércules Costa Leitão (João Vitor Silva/Danilo Granghéia)
Filho mais velho de Mág e Fausto, ele é um aluno medíocre da faculdade de administração, apesar de contar com a ajuda do colega Ciro (Maurício Destri/Thiago Lacerda) nos trabalhos e provas. Nos anos 90, é casado com Carmem (Bianca Salgueiro), com quem tem Tiago (Humberto Carrão), Camila (Bruna Hamú) e Ana Luiza (Bianca Muller). Mas após a morte da primeira mulher, conhece a exuberante Luciane (Grazi Massafera), por quem é tão apaixonado que é capaz de fechar os olhos para as eventuais puladas de cerca dela, com medo de perdê-la.
Vitória Costa Leitão (Sophia Abrahão/Camila Morgado)
A filha Mág e Fausto é tão luminosa e vital quanto o irmão mais velho, Pedro. Se magoa ao perceber que Augusto (Hugo Bonemer/Ricardo Tozzi), seu primeiro amor, não corresponde ao príncipe encantado que havia idealizado. Desiludida, ela acaba então se casando com Ciro, a quem inicialmente desprezava. Depois de quase vinte anos de um casamento infeliz, sabe que não é mais amada nem desejada pelo marido, e essa angústia a leva a flertar perigosamente com o fundo do poço.
Carmem da Silva Leitão (Bianca Salgueiro)
A primeira mulher de Hércules era balconista de farmácia quando conheceu o marido. Engravidou na primeira vez que saiu com ele, apesar de ter detestado. Se arrepende de ter aceitado se casar, com medo de a poderosa família Leitão dar um jeito de tirar dela a guarda de Tiago.
Tiago Leitão (Humberto Carrão)
Filho de Hércules e Carmem, ele foi criado pelos avós, Mág e Fausto, que sempre viram nele o ímpeto, a inteligência e o vigor necessários para dar continuidade à escalada da família Leitão nos negócios e na política. Namora e ama Letícia (Isabella Santoni), mas se apaixona por Isabela (Alice Wegmann) e sofre com isso, porque, sendo de bom caráter, lhe dói na alma trair a namorada.
Ana Luiza Leitão (Bianca Muller)
A filha mais nova de Hércules e Carmem é inteligente, questionadora e sagaz. Quer estudar cinema e ser documentarista. Filma diversos momentos constrangedores e comprometedores de sua família, com a intenção de fazer um longa-metragem. Fica amiga e se torna aliada de Pedro, seu tio, na busca pela verdade.
Camila Costa Leitão (Bruna Hamú)
Filha de Hércules e Carmem. Ela é uma patricinha consumista que desdenha de quem julga não estar à sua altura, começando por Luciane, sua madrasta, a quem critica o mau gosto, os modos, o estilo de se vestir. Não estuda nem demonstra interesse em coisa alguma. Vai ter com Robinson (Gabriel Chadan) uma relação que a diverte, mas sente vergonha.
Luciane Leitão (Grazi Massafera)
Ex-garota de programa, é uma mulher solar e divertida apesar de esconder um passado sofrido. Leal à sua maneira, ela é casada com Hércules e gosta de verdade do marido, embora de uma maneira peculiar. A madrasta de Tiago, Ana Luiza e Camila tem orgulho de seu guarda-roupa abarrotado, mesmo sendo inadequada no modo de se vestir, falar e se portar. Gosta de Venturini e de qualquer pessoa que a trate bem.
Ciro Noronha (Maurício Destri/Thiago Lacerda)
De origem humilde, embora um tanto misteriosa, se aproxima dos Leitão por meio de Hércules, submetendo-se a fazer os trabalhos e as provas dele, em busca de alguma oportunidade. Ambicioso, deixa Yara (Bruna Moleiro/Emanuelle Araújo), sua namorada, para ficar com Vitória, de olho na herança dela. Casado, vira o homem de confiança de Fausto, mas percebe que a ascensão social e financeira não compensou. Na segunda fase, é um homem claramente infeliz, raivoso e amargurado, que se sente oprimido pela família Leitão. Como amigo, continua próximo de Yara, arrependido de ter aberto mão da vida simples e amorosa que poderia ter tido com dela. Ambíguo, Ciro é capaz de grandes vilanias e ao mesmo tempo de gestos surpreendentemente heroicos.
Suzana Rivera (Gabriela Duarte/Regina Duarte)
Moça simples e sem muita ambição, se vê obrigada a criar o sobrinho, Elio (João Campos), quando sua irmã morre. À procura de emprego, é contratada por Mág como secretária, mas a patroa a convence a seduzir Pedro para afastá-lo de Helô. Grato, Fausto a leva para trabalhar com ele na prefeitura, após separação do casal. Se apaixona pelo patrão e vira amante dele, mas o recrimina pelos crimes de corrupção em que se envolve durante anos.
Elio Bataglia (João Campos)
O sobrinho de Suzana, é muito inteligente, pensa e fala rápido e adora a tia, que o criou com grande afeto. Jornalista, ele acredita que o atentado que a matou foi tramado por Mág e injustamente imputado a Augusto Tavares, por isso move uma campanha sem trégua contra Mág, para esclarecer a verdade dos fatos e denunciar os culpados. Vai viver uma relação tempestuosa com Ana Luiza, que é neta de sua maior inimiga.
Família Helô
Heloísa Martins (Isabelle Drummond/ Claudia Abreu)
Filha de Jorge (Daniel Ribeiro) e Cândida (Denise Fraga), um casal muito humilde, aprendeu desde cedo a não se subjugar e parte sem pudor para o confronto quando se sente prejudicada ou injustiçada. Fica na defensiva quando conhece Pedro, por não entender o que ele, sendo tão bonito e rico, pode ter visto nela. Mas, à medida que ele vai conquistando sua confiança, ela se desarma e se entrega a este amor. Depois de se desiludir com Pedro por causa de uma armação, se casa com Tião Bezerra, um rico executivo, não por amor, mas por bem querer. Após 20 anos, Helô é mãe de Letícia e Edu (Matheus Fagundes), e dona de galeria de arte popular brasileira. Apesar de ter ficado sofisticada e instruída, continua sendo sensível, ávida, direta e transparente. O carinho e gratidão que sentia pelo marido se esvai quando ela descobre que ele é um homem vingativo e rancoroso.
Jorge Martins (Daniel Ribeiro)
Alcoólatra, o pai de Helô perde o emprego na fábrica da família Leitão por faltar ao serviço. Revoltado, ele culpa Fausto por sua ruína e pela desgraça de sua família. Apesar de amar a mulher e a filha, o vício afrouxou seu caráter.
Cândida Martins (Denise Fraga)
Resignada, a mulher de Jorge batizou a filha em homenagem à personagem que Dina Sfat, sua atriz preferida, interpretava na novela “Assim na terra como no céu”. Carrega em silêncio o fardo do alcoolismo do marido e a pobreza em que vivem desde sua demissão, certa de que sua fé vai regenerá-lo. Está muito doente e, ao que tudo indica, ela não tem mais salvação.
Sebastião Bezerra (Thiago Martins/José Mayer)
Inteligente, sagaz e maquiavélico, ele é reservado e age mais do que fala. Seu talento para os negócios o alçou de ajudante de pedreiro a dono de uma holding, após se alfabetizar em um curso noturno para adultos e em seguida se formar em administração. Se casa com Helô por achar conveniente ter uma mulher bonita e interessante a seu lado, mas será o responsável pelo afastamento de Pedro e Helô no presente, fazendo uso das armas mais razoáveis até as mais sujas.
Letícia Siqueira Bezerra (Isabella Santoni)
A filha de Helô e Tião foi apresentada por Gigi (Mila Moreira) a Tiago e se apaixonou. Ao ser diagnosticada com leucemia, recebeu todo carinho e suporte do namorado, mas fica insegura quando sente que Tiago já não a ama mais como antes. Sua condição de fragilidade física e emocional deixa-a vulnerável à influência insidiosa do pai Tião, que manipula a filha acordo com seus interesses.
Eduardo Siqueira Bezerra (Matheus Fagundes)
O filho de Tião e Helô é um prodígio. Simples, bem humorado, afetuoso e muito apegado à mãe, o garoto só dá orgulho tem uma relação muito próxima, de amizade e cumplicidade com ela. Porém, isso não acontece com o pai, que declara solenemente sua preferência por Letícia.
Família de Yara
Yara Garcia (Bruna Moleiro/Emanuelle Araújo)
Menina simples, sensível, de coração bom e muito sensata, que sente um grande carinho por Ciro, seu ex-namorado, de quem continua amiga. Na segunda fase, é o braço direito de Helô na galeria, casada com Misael (Acauã Sol/Tuca Andrada) e mãe de Aline (Arianne Botelho), Juninho (André Luiz Franbach) e Rita (Marjorie Bernardes). Apaixonada pelo marido, ela tem um apego especial por Ritinha, dada sua fragilidade e teme pelo caráter de Aline, por isso trata-a com firmeza.
Misael de Oliveira (Acauã Sol/Tuca Andrada)
Contramestre da fábrica de Fausto, ele é humilde e tem um sorriso franco. Se identifica imediatamente quando é apresentado a Yara por Augusto, pois tem os mesmos valores e anseios que ela: uma vida simples e cheia de amor. É pai de Aline, Juninho e Rita.
Rita Oliveira (Marjorie Bernardes)
A filha mais nova de Yara e Misael nasceu prematura e com má formação congênita dos pulmões. Por isso, a mãe e o irmão se preocupam sempre com sua saúde e bem-estar.
Juninho (André Luiz Franbach)
O filho do meio de Yara e Misael é responsável, ponderado, adora Ritinha, sua irmã mais nova, de quem cuida com esmero. Critica Aline por ser oportunista.
Aline Oliveira (Arianne Botelho)
Secretária de Mág, a filha mais velha de Yara e Misael é apaixonada e obcecada por Tiago, que tem as qualidades que ela considera ideais: lindo, rico, amoroso e inteligente. Despreza o amor de Marcão (Paulo Lessa) por ele ser pobre e simples. É um capacho para a família Leitão, com a exceção de Mág e Tiago, que lhe têm (algum) respeito. Sem freios de ordem moral, impulsiva e dissimulada, ela é a vilã jovem da trama, que vai prejudicar diversos personagens em sua luta para conquistar Tiago.
Núcleo do Prefeito
Augusto Tavares (Hugo Bonemer / Ricardo Tozzi)
Filho de um falecido líder sindical, ele acredita que o pai morreu por ter descoberto que Mág e Fausto Leitão já eram amantes antes da morte de Stela, a mãe de Pedro; mas não tem como provar isso. Apesar disso se envolve justamente com Vitória, que é filha do casal. Idealista pragmático, ele é mais voltado às questões da justiça e da igualdade do que ao individualismo. Na segunda fase é prefeito de São Dimas, casado e com saudades de Beth (Regiane Alves), que está há um ano nos Estados Unidos.
Elisabeth Beltrão Tavares (Regiane Alves)
Mesmo tendo se casado com Augusto apaixonada, foi perdendo a admiração pelo marido ao ver a imobilidade dele diante da falta de recursos da cidade. Como primeira-dama, até tentou ajudá-lo, mas a irritação com aquelas condições a levou a voltar a pensar em si, e então decidiu ir para os Estados Unidos fazer mestrado em Sociologia.
Keila (Carolina Lopez)
Secretária de Augusto na prefeitura.
Pensão Palácio
Zuleika Pessoa – Zuza (Ana Rosa)
A babá de Pedro se tornou copeira da família Leitão depois que ele cresceu e gosta dele tanto quanto de Bruno (Armando Babaioff), seu próprio filho. Criado por uma tia com o dinheiro que Zuza mandava, Bruno se ressente de o filho do patrão ter tido muito mais contato com sua mãe que ele. Apesar de ser uma mulher doce e maternal, ela tem autoridade e esconde um segredo que a leva sempre à igreja para se confessar e pedir perdão, embora não perdoe a si mesma. Transforma uma chácara que ganha dos patrões na Pensão Palácio, em homenagem à novela “Selva de Pedra”.
Bruno Pessoa (Armando Babaioff)
Neurologista bem sucedido, o filho de Zuza teve seus estudos patrocinados por Mág, que pagou inclusive seu doutorado nos Estados Unidos, e tem sua gratidão sincera. se torna médico de Fausto e morre de ciúmes do afeto da mãe por Pedro, que o faz se sentir inferior. Criado por uma tia no Goiás, ele volta ao Brasil após terminar o doutorado, consegue trabalho em São Paulo, e vai morar na pensão da mãe.
Ramiro dos Santos (Jorge Lucas)
Mora na Pensão Palácio com seu filho, Marcão (Paulo Lessa). Já foi motorista de ônibus e de caminhão, mas depois de ficar viúvo, Tião o encontrou vivendo nas ruas e lhe devolveu a dignidade ao contratá-lo como seu chofer. Por isso, a gratidão que sente pelo amigo é enorme. Ainda jovens, os dois trabalharam juntos na olaria Costa e até hoje Miro é o interlocutor preferido do empresário e a única pessoa em que ele confia.
Marcos dos Santos (Paulo Lessa)
O filho de Miro foi criado pela tia depois que a mãe morreu e o pai se perdeu. Bom rapaz, ele trabalha na Tecelagem Costa Leitão e é apaixonado desde a adolescência por Aline, mas ela o despreza por ser pobre.
Sansão (Arlindo Lopes)
Especialista em terapias alternativas, ele sonha em se tornar monge budista. Estava quase conseguindo entrar para um mosteiro quando seu irmão adotou Xanaia (Bella Piero), uma garota de 15 anos, e então se viu obrigado a criar a sobrinha postiça, que é lhe causa preocupações e problemas.
Xanaia (Bella Piero)
Bem-humorada, debochada e com uma franqueza impactante, Xanaia foi adotada por Odair e criada por Sansão, seu tio adotivo, na pensão de Zuza. Vai se tornar grande amiga de Antônio (Pierre Baitelli). Seu nome é em homenagem à cantora Shania Twain.
Família de Mileide
Mileide Rocha (Heloísa Perissé)
De origem muito humilde, ela é expansiva, carismática e tem caráter elástico. Antes de se tornar esotérica, trabalhou em várias outras coisas, sempre despachada e enraçada. Tende a acertar suas previsões mais por ter uma intuição certeira e conhecer bem a vida e as pessoas que por qualquer outra coisa. É amiga e apaixonadinha por Augusto, que percebe sua esperteza e capacidade de comunicação com as massas, mas prefere insistir no namoro ioiô com Jáder (Erico Brás). Tem dois filhos: Gledson (Raphael Ghanem) e Robinson (Gabriel Chadan).
Robinson Rocha (Gabriel Chadan)
É incentivado por Mileide, sua mãe, a buscar a fama, mas não se importa com isso, quer sossego e tranquilidade. Vai trabalhar no posto de Salete e quando conhece Camila, finge que é rico só para esnobá-la depois da conquista, sabendo que a patricinha jamais se envolveria com um frentista.
Gledson Rocha (Raphael Ghanem)
O filho de Mileide é um ávido leitor de revistas da moda e sabe tudo sobre as celebridades do momento. É contratado como personal stylist de Luciane, e vira um admirador incondicional dela. Terno e devotado à mãe.
Ruty Raquel (Titina Medeiros)
Massagista, a irmã de Mileide é doce, amorosa, ingênua e se conside uma solteirona irremediável. Dona de um humor involuntário, ela trabalha no SPA de Gigi..
Jader Azevedo (Erico Brás)
Mora na pensão de Zuza e vai trabalhar na casa de Mág para cuidar de Fausto, indicado por Bruno. Tem um namoro ioiô com Mileide.
Posto de Salete
Salete (Claudia Raia)
Se mudou para São Dimas depois de casar com o primeiro namorado. Abriram um pequeno posto de gasolina, mas além de tolerar a infidelidade e a incompetência administrativa do marido, ainda teve que se virar para evitar a falência do negócio e ainda dar um lar decente às filhas Jéssica (Marcella Rica) e Flávia (Maria Flor), esta última adotada. Com a morte do marido assumiu o comando do posto e para saldar as dívidas, resolveu contratar frentistas bonitões. A estratégia chamou atenção, o posto virou notícia e, em seis meses, já tinha saído do vermelho. Se identifica mais com Flávia, a única pessoa com quem ela realmente se abre. Já Jéssica tem vergonha da mãe por ela ser expansiva e espontânea demais.
Jéssica (Marcella Rica)
A filha biológica de Salete é obcecada em se dar bem e parece ser incapaz de sentir qualquer tipo de empatia pelas pessoas, o que deixa sua mãe assustada. É amiga de Camila e namorada de Antônio (Pierre Baitelli).
Flavia Cardoso (Maria Flor)
A filha adotiva de Salete ajuda a mãe no posto e na loja de conveniência quando é preciso e trabalha como DJ. Divide um apartamento na Praça Roosevelt com os amigos Isabela (Alice Wegmann) e Zelito (Danilo Ferreira). É descolada, afetiva e sempre muito sensata.
Gustavo (Renato Góes)
Rapaz misterioso que vai trabalhar no posto de Salete e por quem ela se apaixona.
Fininho (Hugo Resende)
Bandido com quem Jéssica se envolve.
Wesley (Gil Coelho)
Frentista no posto Salete, encara as dificuldades de ser pai solteiro.
Rodney (Gustavo Merigui)
Sarado e meio bobo, trabalha como frentista no posto de Salete. Recém-casado com Keila (Carolina Lopez), é apaixonado pela mulher, mas também por todas as mulheres. Salete é quem o mantém na linha.
Outros personagens
Gigi Ferrari (Mila Moreira)
Foi modelo nos anos 70 e se tornou sócia da agência de modelos em que Helô começa a carreira. Com o tempo passa a ser mentora e melhor amiga dela, além de madrinha de Letícia. Após alguns anos, troca a agência por um day-spa em São Paulo. Tem um filho já na casa dos quarenta anos, Antônio (Pierre Baitelli), cujo pai é um homem providencialmente rico que nunca soube da gravidez de Gigi, mas pode vir a ser procurado por ela num momento de aperto para assim tirar algum proveito dessa paternidade.
Olavo (Tato Gabus Mendes)
É um dos advogados mais renomados do país e, além do trabalho também tem muito prazer em curtir a vida, viajar, velejar. Só soube do filho que teve com Gigi quando Antônio (Pierre Baitelli) já era adolescente.
David (Rafael Lozano)
Inteligente e ambicioso, o Diretor de Operações de Tião também é bom caráter e bem-humorado. Enteado de Olavo Maciel, ele se envolve com Flávia.
Antonio Ferrari (Pierre Baitelli)
Tem uma relação suave com a mãe, Gigi, embora sofra secretamente pela ausência do pai em sua vida. Decide estudar Direito, numa tentativa inconsciente de se aproximar do pai. Tem uma aparente imaturidade que cativa por revelar a ingenuidade de seu bom coração bom. Usa seu charme natural e é sincero e bem direto quando quer conquistar uma mulher. Namora Jéssica (Marcella Rica), mas não se apega muito a ela por saber que é uma roubada.
César Venturini (Otávio Augusto)
A princípio secretário do Estado de São Paulo, ele apoia o início da carreira política de Fausto. Na segunda fase, é um inescrupuloso e corrupto senador da república. Também é sócio de Fausto e do deputado Arlindo Nacib em numerosas empresas de fachada usadas para lavar o dinheiro da corrupção, com vários processos de improbidade sobre seus ombros. Usa e abusa dos favores de Luciane, por quem tem um fraco especial e carinho genuíno.
Isabela Dias (Alice Wegmann)
Trabalha em feiras, festas, eventos para pagar o cursinho e sobreviver, se sentindo cada vez mais perto do sonho de entrar para a faculdade de Medicina. É tão estudiosa e reservada que os amigos zombam dela. Não cede facilmente quando Tiago se aproxima, mas acaba se deixando encantar pelo charme e amor dele.
Paulo (César Mello de Araújo)
Pároco da Igreja de São Dimas e grande fã de Mág, a quem considera uma santa, e se associa em diversas empreitadas filantrópicas, dentre elas a Creche Sagrada Família.
Zelito (Danilo Ferreira)
Trabalha na noite como barman, mas faz filmes publicitários de vez em quando. mora com Flávia e Isabela.
Arlindo Nacib (Maurício Machado)
Cassado e ainda assim reeleito, ele mantém um esquema de lavagem de dinheiro com Fausto e Venturini.
Paschoal Ferreto (Rafael Primot)
Marqueteiro contratado pelo senador Venturini e vários políticos.
Leila de Oliveira (Bia Montez)
Empregada doméstica de Mág e prima de Misael. Quando confrontada, diz as verdades mais indizíveis aos patrões, sem medo de perder o emprego.
Santa de Jesus (Carmen Frenzel)
Cozinheira fiel da família Leitão.
Suely (Priscila Camargo)
Secretária de Fausto e Ciro. Sensível, ela fica magoada quando os patrões a maltratam.
Vanessa (Amanda Mirasci)
É contratada por Tião para substituir sua secretária.
Amaro (Gláucio Gomes)
O diretor da “Gazeta de São Dimas” queria poder sempre fazer a coisa certa, mas é testa de ferro de Tião no jornal, e por isso tem que acatar a última palavra dele no conteúdo do jornal, até porque ele também é o principal anunciante.
Valdir (Marco Marcondes)
Ex-policial e atualmente detetive particular, ele chefia a equipe que Tião contrata para monitorar a família Leitão.
Delegado Celso (Marcelo Várzea)
Delegado que conduz a investigação do atentado contra Fausto.
Discussion about this post