O filme de longa-metragem “Nise – O Coração da Loucura”, que estreou nos cinemas nacionais no mês passado, conta com a assinatura dos autores-roteiristas Flávia Castro e Maurício Lissovsky, além da direção de Roberto Berliner (responsável por “Bruna Surfistinha”, “Serra Pelada” e “Júlio Sumiu”). Produzido pela TV Zero e distribuído pela Imagem Filmes, o projeto conta em seu elenco com Augusto Madeira, Bernardo Marinho, Charles Fricks, Cláudio Jaborandy, Fabrício Boliveira, Felipe Rocha, Fernando Eiras, Flávio Bauraqui, Georgiana Góes, Glória Pires, Júlio Adrião, Luciana Fregolente, Michel Bercovitch, Roberta Rodrigues, Roney Villela, Simone Mazzer, Tadeu Aguiar e Zé Carlos Machado. Confira o trailer:
A história do filme de longa-metragem “Nise – O Coração da Loucura” gira em torno dos pacientes que estão internados em uma clinica psiquiátrica na zona norte do Rio de Janeiro. Tudo começa quando a doutora Nise da Silveira (Glória Pires) sai da prisão e propõe um novo método (que não deveria ser considerado inovador) de tratamento aos pacientes em questão. O seu objetivo é trocar, pelo amor e pela arte, o eletrochoque e a lobotomia. Os colegas de trabalho da profissional rejeitam as mudanças e fazem a doutora ficar responsável pelo Setor de Terapia Ocupacional, considerada a ala mais abandonada.
A luta de Nise, para sair dessa ala e batalhar pelos seus objetivos, possui início quando Marcelo (Tadeu Aguiar) faz uma palestra sobre eletroconvulsoterapia, um tipo de tratamento destrutivo e violento, utilizando o paciente Fernando (Fabrício Boliveira) como cobaia, fato que deixa a doutora indignada. Ela desenvolve então a sua própria metodologia de tratamento dentro da terapia ocupacional, que envolve convívio com animais, demonstração de afeto e transferência de pensamento para tela de pintura. O longa-metragem, baseado em fatos reais, é ambientado dentro do Hospital Psiquiátrico Pedro II, que hoje, após reconhecimento, atende pelo nome de Instituto Nise da Silveira.
É proibido copiar, reproduzir e reescrever, integralmente ou parcialmente, o conteúdo do site Notícias de TV, sob pena de ação judicial pelo crime de violação de direito autoral, previsto no código penal brasileiro e na legislação internacional. Os direitos referentes ao conteúdo publicado são integralmente reservados ao site em questão.
Discussion about this post