Conheça a história da segunda temporada de “Os Dez Mandamentos”

A história da segunda temporada da novela bíblica Os Dez Mandamentos, escrita por Vívian de Oliveira, com direção de Alexandre Avancini, Armê Manente, Hamsa Wood, Michelle Lavalle e Vivianne Jundi, que vai suceder a reprise da minissérie Sansão e Dalila e anteceder a exibição da novela A Terra Prometida, com 60 capítulos, gira em torno da saída dos hebreus do Egito, acompanhados de um grupo de egípcios e outro grupo de midianitas. A narrativa começa com o desfecho do episódio do bezerro de ouro, já mostrado no filme de longa-metragem homônimo, que chega ao fim com a morte de Apuki (Heitor Martinez) e Jairo (Erich Pelitz). Ao tentar salvar o filho, Judite (Nanda Ziegler) também acaba morrendo. 

Depois desse acontecimento, Moisés (Guilherme Winter), que havia quebrado as tábuas dos dez mandamentos, sobe novamente ao Monte Sinai, onde recebe a mesma missão de Deus mais uma vez. Quando retorna ao acampamento, o profeta divide com o seu povo quais foram os dez mandamentos estabelecidos. Mesmo depois das dez pragas do Egito e da abertura do mar vermelho, os hebreus, os egípcios e os midianitas ainda apresentam um comportamento incrédulo, além de desobedecerem as ordens de Deus. Por causa disso, são castigados com novas pragas e mortes sequenciais, além de andarem em círculos pelo deserto durante quarenta anos, ou seja, o percurso é alongado propositalmente. 

Aos poucos, Moisés fica impaciente com a falta de fé do seu povo, mas consegue acordá-lo, mesmo que por apenas um momento: as pessoas clamam ao senhor e são instruídas a construírem o tabernáculo, uma tenda desmontável com estrutura reforçada, onde cultos e oferendas começam a serem realizados. A tenda, que é uma espécie de igreja para a época, também abriga a arca da aliança, uma caixa de madeira com decoração em ouro, onde são armazenados objetos sagrados. Instruído por Deus, Moisés nomeia sacerdotes para essa missão: Arão (Petrônio Gontijo), Abiú (Daniel Siwek), Eleazar (Bernardo Velasco), Nadabe (Marco Antônio Gimenez), Itamar (Henrique Gottardo), Bezalel (Igor Cosso) e Aoliabe (Binho Beltrão). 

Após o término da construção do tabernáculo, o povo de Moisés é convidado para o primeiro culto organizado por Arão, Abiú, Eleazar, Nadabe, Itamar, Bezalel e Aoliabe. Mas, por desrespeitarem a santidade de Deus com um incenso, Abiú e Nadabe caem mortos na frente de todos. Essas são apenas as duas primeiras mortes de muitas outras que acontecem até o final da segunda temporada. O desfecho de Zípora (Giselle Itié), mulher de Moisés, também é encaminhado. Com uma personalidade forte, a pastora de ovelhas torna-se alvo do ciúme de Miriã (Larissa Maciel), uma ex-escrava que sempre foi justiceira e religiosa, mas que começa a sentir a perda do seu espírito de liderança por causa da cunhada. Devido a um desentendimento com Moisés, Zípora é contemplada com uma doença que se agrava ao longo da peregrinação, culminando na sua morte e na aproximação de Moisés com Radina (Aisha Jambo), conhecida na bíblia como a mulher cusita. Por se opor à essa proximidade e insultar Radina por causa da sua origem, Miriã também morre, assim como Arão, outro que se opõe.

Na Jordânia, a perigosa rainha moabita Elda (Francisca Queiroz) e o rei Balaque (Daniel Alvim) não gostam nada de saber da chegada de estrangeiros. Mais uma batalha, desta vez contra o exército moabita, acontece e o povo consegue ficar acampado por ali mesmo. Alguns moabitas que residem na Jordânia acabam se juntando ao grupo, como é o caso de Emma (Brenda Sabryna) e Noemí (Jéssika Alves). Moisés pede então para que Josué (Sidney Sampaio) e Calebe (Rodrigo Vidigal) escolham algumas pessoas do grupo para acompanhá-los em uma investigação: eles são designados para se infiltrarem em Jericó, cidade de Israel, que faz fronteira com o acampamento, para descobrirem se é favorável a entrada de todo o seu povo. 

Josué e Calebe aprovam Jericó, apesar de serem ameaçados de morte pela rainha Kalési (Juliana Silveira) e salvos por Raabe (Miriam Freeland), mas outras pessoas voltam falando mal de Israel. Por causa disso, Deus anuncia que apenas os menores de 20 anos vão entrar na terra prometida. Todos os personagens com idade acima disso morrem. A exceção ocorre apenas para Eleazar, Josué, Calebe e Inês (Brendha Haddad). Durante uma rebelião, por causa desse anúncio, Moisés perde a paciência com Corá (Vitor Hugo), Datã (Bruno Padilha) e Abirão (Sandro Rocha), ferindo uma rocha com água ao invés de tocá-la. Os três rebeldes são engolidos vivos pela terra junto com os seus familiares e Moisés descobre que foi sucedido por Josué. A última cena da novela exibe Moisés vendo, de longe, Canaã, a terra prometida. Ele morre e o povo, acompanhado de Josué, entra na terra prometida.

O elenco completo da segunda temporada da novela bíblica Os Dez Mandamentos é formado pelos seguintes atores: Aisha Jambo, Anna Rita Cerqueira, Bernardo Velasco, Bia Braga, Bianka Fernandes, Binho Beltrão, Brenda Sabryna, Brendha Haddad, Bruno Ahmed, Bruno Padilha, Camila Santanioni, Carolina Chalita, Daniel Alvim, Daniel Siwek, Denise del Vecchio, Dudu Azevedo, Erich Pelitz, Felipe Cardoso, Fernando Sampaio, Floriano Peixoto, Fran Maya, Francisca Queiroz, Giselle Itié, Guilherme Winter, Gustavo Henzel, Heitor Martinez, Henrique Gottardo, Igor Cosso, Jeniffer Setti, Jéssika Alves, João Pedro Franco, Jorge Pontual, Juliana Didone, Júlio Oliveira, Kátia Morais, Larissa Maciel, Leonardo Braga, Leonardo Vieira, Luiz Eduardo Oliveira, Marcela Barrozo, Marco Antônio Gimenez, Nanda Ziegler, Nicole Orsini, Paulo Figueiredo, Paulo Reis, Paulo Vilela, Pérola Faria, Petrônio Gontijo, Pietro Buonafinna, Rayana Carvalho, Rayanne Morais, Renato Livera, Sandro Rocha, Sidney Sampaio, Talita Castro, Talita Younan, Tammy di Calafiori, Thaís Muller e Vitor Hugo, entre outros a serem divulgados.

É proibido reproduzir, reescrever ou copiar, integralmente ou parcialmente, o conteúdo do site Notícias de TV, sob pena de ação judicial pelo crime de violação de direito autoral, previsto no código penal brasileiro. Todos os direitos são reservados.