Exclusivo: Conheça a história e o elenco completo de “Liberdade, Liberdade”

É proibida a reprodução integral ou parcial do conteúdo deste site, sob pena de ação judicial pelo crime de violação de direito autoral, previsto no código penal brasileiro.

O site Noticiasdetv.com já havia antecipado com exclusividade a história e o elenco completo da próxima novela das 23h da Rede Globo antes, mas reúne, em uma mesma publicação, um compilado dos materiais disponibilizados para quem perdeu. O folhetim em questão, que estreia em abril, trata-se de Liberdade, Liberdade, um projeto com duração de três meses que conta com a sinopse de Márcia Prates (A Favorita) e com a autoria de Mário Teixeira (I Love Paraisópolis). Quem vai dirigir a produção, baseada no livro Joaquina – Filha do Tiradentes (de Maria José de Queiroz) e 1808 (de Laurentino Gomes), é Vinicius Coimbra (Ligações Perigosas).

[icon id=”file-text”] História de “Liberdade, Liberdade”

Aos 17 anos, Antônia Maria do Espírito Santo é seduzida por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dentista e ativista político mulherengo que possui 40 anos na ocasião. Por causa da gravidez de Antônia, a família dela obriga Tiradentes a fazer um pedido de casamento. Só que a cerimônia não acontece porque Tiradentes se irrita com uma atitude de Antônia e os dois deixam de se falar. Após o nascimento de Joaquina da Silva Xavier, Tiradentes a assume como filha, mas, antes de ter a oportunidade de se reconciliar com Antônia, acaba sendo preso por causa da sua participação na inconfidência mineira. O movimento que visa tornar o estado de Minas Gerais independente do reino português é apenas um pretexto para a rainha Maria I se vingar de Tiradentes por causa da execução do seu amante, Manoel Henriques, o Mão de Luva, um perigoso traficante de ouro e pedras preciosas. Torturado ao longo de três anos, Tiradentes confessa ser o líder do movimento e acaba sendo morto, ao passo que os demais participantes são exilados no exterior.

Quando fica sabendo do enforcamento e esquartejamento de Tiradentes, Antônia é obrigada a entregar Joaquina para os cuidados de um convento, onde freiras religiosas a criam até os 18 anos. É que a corte portuguesa decreta que qualquer familiar de Tiradentes também deve ter o mesmo destino trágico do que ele, bem como os descendentes dos demais participantes da inconfidência mineira, que conseguiram fugir. Joaquina só descobre a sua origem quando completa 18 anos e foge do convento junto com um grupo de artistas itinerantes para encontrar o paradeiro da mãe. Ela encontra Antônia muito doente em uma igreja e decide se vingar daqueles que confiscaram a sua herança, deixando apenas a escrava Maria de Angola como regalia para Antônia.

Joaquina e Antônia posteriormente são obrigadas a organizar uma fuga para a Bahia por causa da perseguição das autoridades. Elas permanecem escondidas em uma fazenda durante dez anos e Joaquina conhece o médico Luís Afonso, o grande amor da sua vida, mas é obrigada a renunciá-lo quando retorna para Minas Gerais e Rubião captura a sua mãe. Para não ser condenada à morte por enforcamento, tal como Tiradentes, Joaquina consegue fugir para Portugal, onde pede exílio, mas Rubião seduz a melhor amiga dela para encontrar o seu paradeiro.

[icon id=”user”] Elenco de “Liberdade, Liberdade”

ANDREIA HORTA como Joaquina
ARAMIS TRINDADE como Euládio
BRUCE GOMLEVSKY como Malveiro
BRUNO FERRARI como Xavier
BUKASSA KABENGELE como Omar
CAIO BLAT como André
CHRIS COUTO como Luzia
DANI ORNELLAS como Jacinta
DAVID JUNIOR como Saviano
DUDU VARELLO como Fuligem
GABRIEL CHADAN  como José
GABRIEL PALHARES como Caju
GENÉZIO DE BARROS como Diogo
HANNA ROMANAZZI como Gironda
HELOÍSA JORGE como Luanda
JACQUE MOURA como Erondina
JAIRO MATTOS como Caldeira
JOANA SOLNADO como Anita
JU COLOMBO como Esméria
JULIANA CARNEIRO DA CUNHA como Alexandra
LETÍCIA ISNARD como Simoa
LETÍCIA SABATELLA como Antônia
LÍLIA CABRAL como Virgínia
LU GRIMALDI como Maria
MAITÊ PROENÇA como Dionísia
MARCO RICCA como Mão de Luva
MARCOS OLIVEIRA como Vizeu
MARIANA NUNES como Blandina
MÁRIO BORGES como Matias
MATEUS SOLANO como Rubião
MEL MAIA como Joaquina
NATHÁLIA DILL como Branca
NIKOLAS ANTUNES como Simão
OLÍVIA ARAÚJO como Celeste
RICARDO PEREIRA como Tolentino
RITA CLEMENTE como Brites
RÔMULO ESTRELA como Gaspar
SHERON MENEZZES como Bertoleza
THIAGO LACERDA como Tiradentes
VITOR THIRÉ como Ventura
YANNA LAVIGNE como Mimi
YASMIN GOMLEVSKY como Vidinha
ZEZÉ POLESSA como Ascenção