Após Trem Bom, Lauro César Muniz fará novela das nove

Contratado pela Rede Globo por indicação de um amigo para Sílvio de Abreu, diretor do núcleo de dramaturgia da emissora carioca, o autor-roteirista Lauro César Muniz tinha em mente escrever uma minissérie, mas foi convocado para uma função específica: supervisionar uma das próximas novelas das seis, chamada provisoriamente como ‘Trem Bom’, que possui autoria do estreante Maurício Gyboski e deverá estrear apenas em 2017. Depois, ele se dedicará integralmente ao argumento de uma novela das nove, ainda sem iniciação de pesquisa, que possui previsão de estreia para outubro de 2018, na sequência dos trabalhos de João Emanuel Carneiro, Maria Adelaide Amaral, Vincent Villari, Glória Perez, Thelma Guedes, Duca Rachid, Lícia Manzo e Aguinaldo Silva. 

Lauro César Muniz fez o seu primeiro trabalho como autor titula em 1966, na novela ‘Ninguém Crê em Mim’, exibida pela TV Excelsior. Depois, fez ‘O Morro dos Ventos Uivantes’, na mesma emissora. Em 1967, o autor-roteirista se transferiu para a Rede Tupi, escrevendo ‘Estrelas no Chão’. Em 1970, escreveu ‘As Pupilas do Senhor Reitor’ para a Rede Record, seguida de ‘Os Deuses Estão Mortos’ e ‘Quarenta Anos Depois’. Em 1972, fez a sua estreia na Rede Globo, escrevendo ‘O Bofe’, seguida de ‘Carinhoso’, ‘Corrida do Ouro’, ‘Escalada’, ‘O Casarão’, ‘Espelho Mágico’ e ‘Os Gigantes’. 

Em 1981, ele escreveu ‘Rosa Baiana’ para a Rede Bandeirantes, retornando posteriormente à Rede Globo para escrever ‘Sol de Verão’, ‘Transas e Caretas’, ‘Um Sonho a Mais’, ‘Roda de Fogo’, ‘O Salvador da Pátria’ e ‘Araponga’. Depois, foi supervisor de texto das novelas ‘Perigosas Peruas’ e ‘Sonho Meu’. Em 1994, supervisionou o remake de ‘As Pupilas do Senhor Reitor’ no SBT. Em 1996, retorna à Rede Globo com ‘Quem É Você’ e ‘Zazá’. Após oito anos afastado do gênero, Lauro César Muniz foi contratado pela Rede Record para escrever ‘Cidadão Brasileiro’, ‘Poder Paralelo’ e ‘Máscaras’. Devido ao fracasso do seu último trabalho, ele foi dispensado pela emissora e há três anos não emplaca uma nova novela.