Resumo Diário: Novela “Terra Nostra”: 26/03/2019: Terça-Feira

Terra Nostra (Foto: Reprodução)

CAPÍTULO 023: TERÇA-FEIRA: 26/03/2019: Francesco e Marco Antônio discutem a crise e temem pelo futuro. Maria do Socorro fala tudo que guardou engasgado por anos. E afirma querer o filho de Naná se tiver sido um varão. Padre Olavo fica divido se deve ajudá-la. Altino vai para a casa de Paola. Marco insiste para que Juliana fale português e se sinta brasileira. Mariana adverte Damião e manda que ele tenha cuidado com o ex-feitor. Augusto finge ter sido atacado para justificar a demora na casa da outra; Rosana recebe-o mais sensual do que nunca. Padre Olavo promete rezar uma missa na colônia de italianos para dar graças pela recuperação de Bartolo. Rosana e Angélica cruzam com Paola na rua, que acaba xingando-as. Gumercindo e Matheu vão até a Avenida Paulista para olhar algumas casas. Altino acorda sem memória. Gumercindo decide entrar na casa de Francesco para conhecer; Juliana na janela avista o coche.

CAPÍTULO 024: QUARTA-FEIRA: 27/03/2019: Juliana sente uma angústia sem saber porque. Gumercindo conversa na porta com Damião e vai embora. Leonora pergunta pelos pais de Tiziu, mas Socorro nada sabe. Augusto deixa escapar o nome de Paola e Angélica estranha; depois chora preocupado com Altino, sendo consolado pela mulher. A confusão na ruas continua, Juliana não se sente muito bem. Janete decide que vai fazer o parto, quando a hora chegar. Rosana conta a Matheu que está grávida. Justino, que levou os italianos para a fazenda, visita Bartolo para saber se estão todos contentes. Gumercindo não vibra com a gravidez de Rosana: só vai comemorar se for um menino. A filha joga na cara dele que ele deitou na rede com Naná e o clima é de constrangimento. Justino convida Bartolo para ir embora trabalhar em outra fazenda.

CAPÍTULO 025: QUINTA-FEIRA: 28/03/2019: Maria do Socorro consola a filha. Bartolo fica tentado, mas decide não largar a fazenda. Antenor procura mais uma vez Damião. Francesco não quer falar sobre a dívida de honra que sempre sentiu ter com seu amigo Júlio, o pai de Juliana. Altino se considera recuperado e volta para a fazenda. Juliana tranquiliza o marido, que se prepara para viajar com o pai, mas não se sente muito bem logo que eles partem. Janete torce para que a criança nasça na ausência dos dois . Matheu convence o sogro a abrir mão da parte na colheita na roça dos italianos; em troca, promete não deixar nenhum colono ir embora. Mariana se assusta com o plano de Janete; o filho de Juliana deve nascer morto. A jovem começa a sentir as dores do parto.

CAPÍTULO 026: SEXTA-FEIRA: 29/03/2019: Juliana não confia em Janete. Augusto pega Angélica nos braços e beija-a. Não deixa, porém, que ela o veja despido e nem deseja fazer amor. Matheu sente uma inexplicável angústia. Está na hora do parto. Extenuada, Juliana chama pelo amado; Janete engole a raiva. Ãs três horas da manhã, nasce um menino; Juliana desmaia; Janete decide que Mariana deve levá-lo para a roda de crianças enjeitadas. Dirá a todos que o neném nasceu morto. Mariana sofre ao cumprir a missão; Damião é uma testemunha perplexa. Irmã Letícia acolhe o recém-nascido, que deverá ser adotado por um casal de espanhóis. Juliana quer morrer assim como o filho. Gumercindo abre o seu coração: quer que Matheu seja o filho que ele não teve. Marco Antônio e Francesco se preparam para voltar.

CAPÍTULO 027: SÁBADO: 30/03/2019: Marco Antônio, arrasado, conforta a mulher. Promete levá-la para trabalhar junto dele na casa bancária. Janete recomenda a Mariana e Damião que digam a Francesco que a criança foi colocada morta na roda da Santa Casa. Paola vai ao banco e pergunta por Marco Antônio. Juliana insiste em saber onde o filho foi enterrado. Gumercindo faz planos de comprar uma casa na capital. Antenor fica aborrecido ao saber que Naná fugiu dele. Tiziu surpreende Batista ao fazer contas muito bem: aprendeu contando as chibatadas que o pai levava. Damião consegue fazer com que Juliana desista de ir na Santa Casa. Bartolo sonha em plantar uva. Matheu provoca Altino. O cocheiro Juvenal deixa escapar que Augusto tem outra; Tiziu registra. Depois é Altino, já meio bêbado, que fala dos dotes culinários de Paola deixando Gumercindo de orelhas em pé.