Resumo Semanal: Novela “Terra Nostra”: 11/03/2019 a 16/03/2019

 -  - 

 

 


Terra Nostra (Foto: Reprodução)

CAPÍTULO 010: SEGUNDA-FEIRA: 11/03/2019: Matheu vai embora feliz da vida, determinado a encontrar sua Juliana. Ameaçado por Gumercindo, Tiziu assume que viu Rosana e Matheu beijando-se; o dono da fazenda Esperança parte decidido a trazer o italiano de volta. Rosana sustenta que fez amor com Matheu na senzala. Marco Antônio diz para Juliana saber onde Matheu está. Janete fica aliviada diante da perspectiva de ver-se livre da italiana. Matheu é levado volta para a fazenda, onde os colonos cruzaram os braços, preocupados com o destino do conterrâneo. Gumercindo exige interrogá-lo imediatamente.

CAPÍTULO 011: TERÇA-FEIRA: 12/03/2019: Matheu implora que Rosana diga a verdade, mas ela insiste que os dois fizeram amor e declara-se apaixonada. Gumercindo deixa o rapaz sem alternativa: ou casa ou morre. Augusto e Angélica se conhecem e simpatizam um com outro. Ao saber que Gumercindo pretende casar as duas filhas no mesmo dia, Altino diz que não pretende dividir a festa de seu filho com a de um italiano. Janete pede ao agenciador que leve Juliana ao encontro do amado, mas o marido não concorda: exige que Matheu venha buscá-la. Augusto promete a Paola que depois do casamento a levará junto para a capital da província. Anacleto flagra os dois beijando-se.

CAPÍTULO 012: QUARTA-FEIRA: 13/03/2019: Furioso, Anacleto exige uma explicação. Paola e Augusto garantem que nada aconteceu e que o advogado, inclusive, está comprometido com outra moça. Francesco convence Marco Antônio a trabalhar em sua casa bancária. O agente enviado por Francesco chega à casa de Gumercindo. Ao saber que Juliana espera um filho de Matheu, o fazendeiro garante que o italiano não encontra-se mais ali, fugiu. Rosana fica insegura e inventa que também está grávida. Marco Antônio comemora a informação de que Matheu embarcou para a Argentina. Arrasada com a notícia, Juliana concorda em casar-se com Marco Antônio após o nascimento do filho.

CAPÍTULO 013: QUINTA-FEIRA: 14/03/2019: Janete não se conforma com a decisão de Marco Antônio. Leonora comunica à patroa que os italianos farão uma festa na colônia para os noivos no dia do casamento. Matheu pede que Rosana conte a verdade para os pais . Diante da recusa, ele avisa que jamais vai amá-la. Marco Antônio dá uma aliança para Juliana e sugere que ela a use como se estivessem casados. Augusto propõe à Angélica viver em São Paulo, o que deixa Rosana morta de inveja. Maria do Socorro cria coragem para questionar o marido a respeito das traições praticadas com Naná e outras negras. Altino conta ao filho seu plano de comprar a fazenda de Francesco. Angustiado, Anacleto vai tomar satisfações com Altino; Augusto admite ter desvirginado Paola.

CAPÍTULO 014: SEXTA-FEIRA: 15/03/2019: Altino e Anacleto decidem resolver o problema de Paola e Augusto. Gumercindo pede a Matheu que deixe de dormir na senzala e dá autorização para que o colono visite Rosana de vez em quando. Marco Antônio leva Juliana a um restaurante de luxo e confessa ter fama de mulherengo e perdulário. Altino oferece a Anacleto um terço da fazenda que vai comprar, além do cargo de administrador; em troca, pede autorização para que Paola seja concubina de Augusto. Janete proíbe Juliana de ajudar no serviço de casa. Francesco avisa Marco Antônio que pretende vender a fazenda que pertenceu aos sogros. Mais uma vez, Matheu apela para que Rosana pense bem no que está fazendo, antes de arrepender-se. Altino vai à casa de Francesco em companhia de Augusto.

CAPÍTULO 015: SÁBADO: 16/03/2019: Francesco vende a fazenda. Preocupado com o futuro de Paola, Altino decide pôr em nome dela as terras prometidas a Anacleto. Gumercindo e Maria do Socorro ficam surpresos ao saber que Juliana é mulher de Marco Antônio; a reação do casal não escapa a Augusto. Angélica recusa-se a beijar o noivo, que sente-se atraído pela sua inocência. Arrasado com a notícia de que Juliana o esqueceu, Matheu resolve mudar. Paola comunica aos pais que vai viver com Augusto em São Paulo. Matheu e Rosana casam-se na fazenda, numa cerimônia tão austera quanto a comemoração. Depois que os convidados partem, Matheu arrasta Rosana para a festa organizada pelos colonos; Gumercindo fica revoltado com o autoritarismo do italiano. Rosana quer dormir na casa dos pais, mas Matheu a obriga a passar a noite no quarto de Bartolo.

bookmark icon