Resumo Diário: Novela “Terra Nostra”: 28/02/2019: Quinta-Feira

 -  - 

 

 


Terra Nostra (Foto: Reprodução)

CAPÍTULO 001: QUINTA-FEIRA: 28/02/2019: É 1896, um navio traz para o Brasil os imigrantes italianos. Juliana dança no convés com Matheu, sendo observada pelos pais, Ana e Júlio. Em uma bela casa em São Paulo, Francesco avisa à mulher Janete e ao filho Marco Antônio que o seu amigo de infância, Júlio, está chegando. Nos cafezais de Gumercindo só se fala nos italianos que vêm para trabalhar na lavoura. Sua mulher, Maria do Socorro e as filhas Rosana e Angélica relembram os tempos dos escravos negros. Angélica não se esquece que o pai se deitou com uma escrava Naná só para ter um filho varão; Maria do Socorro tem gravado na memória o embate com Naná, quando ela foi embora grávida prometendo mandar para ela criar, caso o filho fosse homem. Matheu se declara apaixonado por Juliana e garante protegê-la, quando seus pais contraem a peste e morrem. A febre abate um bebê e sua mãe, Leonora, fica desesperada e desaparece, para tristeza do marido Bartolo. Matheu vai para o isolamento. Juliana decide ficar ao seu lado e beija-o.

CAPÍTULO 002: SEXTA-FEIRA: 01/03/2019: Juliana aquece Matheu com seu corpo; ele acorda bom no dia seguinte e os dois combinam ficar juntos no Brasil. Leonora é encontrada com o bebê vivo na casa das máquinas. Os italianos comemoram o fim da doença e a esperança de uma nova terra. Francesco e Janete recebem Juliana, que se desencontra de Matheu no cais; na casa, ela se intimida com o luxo. Marco Antônio fica fascinado pela beleza da jovem italiana e apoia o pai que exige que ela seja tratada como alguém da família. Matheu vaga pelo trem em busca da amada; ela não consegue encontrar uma pista dele quando vai procurá-lo no dia seguinte. Gumercindo proíbe a filha de ser freira e ela jura que vai fugir. A senzala da Fazenda Esperança já está pronta para a chegada dos italianos. Matheu, Bartolo, Leonora e muitos outros cruzam o portão cantando.

CAPÍTULO 003: SÁBADO: 02/03/2019: Gumercindo, a esposa e as filhas, o capataz Antenor e o negrinho Tiziu recebem os italianos, que são acomodados na senzala. Matheu sonha acordado com Juliana. Bartolo serve de intérprete, com seu parco português. Angélica e Rosana se impressionam com Matheu. Marco Antônio se oferece para ser professor de Juliana, a quem jura gostar como uma irmã. Janete deseja colocá-la para fora da sua casa. Os italianos começam a trabalhar nas terras de Gumercindo; Padre Olavo alerta contra os anarquistas. Rosana e Angélica se assustam ao saber que o pai está arrumando pretendentes para elas. Juliana sofre: está esperando um filho de Matheu. As empregadas Mariana e Luiza desconfiam e alertam Janete, que procura a jovem italiana para uma conversa séria.

bookmark icon