Resumo Semanal: Novela “O Direito de Nascer”: 25/06/2018 a 29/06/2018

 - 

 

 


Guilhermina Guinle (Foto: Reprodução)

CAPÍTULO 096: SEGUNDA-FEIRA: 25/06/2018
Dom Rafael fica furioso com a intromissão da neta nos assuntos da família e promete punir Isabel Cristina. Desesperada com o que o pai possa fazer com o seu filho, irmã Helena pede permissão à Madre Superiora para sair do convento. Dolores está com um princípio de pneumonia e recebe os cuidados de Albertinho. Ela comunica ao filho que quando estiver melhor se irá embora para sempre pois só assim lhe evitará constrangimentos por ter uma mãe negra. Alberto pede perdão por tudo o que lhe disse e implora a Maria Dolores que fique sempre a seu lado. Dolores aceita ficar mas com a condição de que Alberto nunca volte a perguntar quem são seus pais verdadeiros. Isabel Cristina chega a casa e é chamada de judas pelo avô. Dom Rafael critica a neta por ter ouvido a conversa dele com o Bruno e, principalmente, por ter ido ao convento contar tudo à tia. Mas, Isabel Cristina com a sua irreverência e teimosia acaba dobrando o velho rabugento.

CAPÍTULO 097: TERÇA-FEIRA: 26/06/2018
Osvaldo tenta pagar a dívida com o dinheiro que Ramon lhe emprestou e assim recuperar o colar que pertenceu à sua mãe. Rubem o desafia para um tudo ou nada. Osvaldo aceita e acaba perdendo a joia no jogo. Apesar da saúde debilitada, Alfredo decide ir ao convento para pedir perdão a Maria Helena. Alberto conta a Carmem que foi criado por Maria Dolores e que não sabe quem foram os seus pais. A condessa Vitória conversa com Isabel Cristina sobre a honestidade de Ricardo e ela confessa que não pode confiar nele pois o seu pai leva uma vida muito irregular. Maria Helena fica frente a frente com o homem que destruiu a sua vida. Alfredo, emocionado, pede-lhe perdão. Alfredo admite todos os seus erros e diz que não foi nada fácil criar coragem para procurar e implorar pelo seu perdão para poder morrer em paz. Maria Helena comove-se com a fragilidade de Alfredo e tenta encorajá-lo dizendo que sempre há uma razão para continuar a viver e fala sobre o filho que tiveram.

CAPÍTULO 098: QUARTA-FEIRA: 27/06/2018
Alfredo não entende o que Maria Helena quis dizer e pensa que ela se está a referir a Osvaldo. Ela acha melhor não dizer mais nada e continuar ocultando que os dois tiveram um filho. Ramon pressiona Osvaldo e ameaça contar tudo a Dom Alfredo caso ele não devolva o colar. Alberto vai ao convento atendendo a um chamado da irmã Helena para que examine Martinha. Maria Dolores fica apavorada ao saber que Alberto foi ao convento. Enquanto o Dr. Alberto examina a menina, Isabel chega ao convento. Maria Dolores confessa a Basília que sente muita falta de Maria Helena e diz que um dia a vai procurar para lhe contar toda a verdade. Maria Helena pede a Isabel Cristina que leve o Dr. Alberto até ao hospital e, desta vez, o encontro dos dois é mais amistoso. Jorge Luiz comunica à condessa que Dom Rafael, fazendo uso da procuração que ela lhe deu, bloqueou todas as contas da fazenda do Brasil. Alberto comenta com Maria Dolores que esteve com a irmã Helena, diz que sente um cainho muito especial por ela e que gostaria que as duas se conhecessem. Indignada com a atitude de Dom Rafael, a condessa vai a casa dos Juncal para pedir explicações. Os dois se enfrentam, discutem e Dom Rafael expulsa Vitória de sua casa.

CAPÍTULO 099: QUINTA-FEIRA: 28/06/2018
Ramon, inconformado com a irresponsabilidade de Osvaldo, diz que vai colocar Dom Alfredo a par da situação. Isabel Cristina pressiona Rufina, a empregada da casa, e ela acaba por contar que Maria Helena foi para o convento depois de romper o seu noivado com Jorge Luiz A condessa cancela a procuração que deu a Dom Rafael para que ele cuidasse dos negócios da fazenda da qual são sócios. Isabel Cristina procura Jorge Luiz e pergunta o que aconteceu entre ele e Maria Helena e o que provocou o fim do noivado. Jorge Luiz diz que não pode dizer nada sem o consentimento de Maria Helena e aconselha-a a conversar com a tia sobre o assunto. Alberto visita Dom Rafael e encontra Isabel Cristina. Ramon comunica a Alfredo que o filho apanhou o colar que pertenceu à sua mãe para pagar uma dívida de jogo. Ele fica furioso e decide procurar Rubem e exigir que lhe devolva o colar. Alfredo chega ao Cuba Livre e encontra Rosário na companhia do Rubem. Rubem nega-se a devolver a joia. Alfredo tenta comprá-la e acaba descobrindo que a peça foi toda desmontada.

CAPÍTULO 100: SEXTA-FEIRA: 29/06/2018
Dom Rafael critica a atitude da neta por ter convidado o Dr. Alberto para sair. Ele também deixa claro que se opõe a um relacionamento entre os dois pois ele não pertence à mesma classe social. Isabel defende o médico e diz que não acredita em barreiras sociais. O Dr. Alberto medica Alfredo Martins e diz que ele precisa de acompanhamento médico. Alfredo se desculpa com o Dr. Alberto e pede-lhe que volte a ser seu médico particular. Alberto aceita. Alberto volta para casa eufórico e conta à mãe e à madrinha que está apaixonado. Maria Dolores fica apavorada quando ele diz que a jovem por quem está interessado se chama Isabel Cristina de Juncal. Alfredo decide tomar providências para evitar que o filho perca toda a fortuna no jogo. Ele entra com uma petição declarando que o filho é um irresponsável e não está apto a cuidar do dinheiro. Bruno começa a procurar Maria Dolores por toda a cidade. Ele oferece muito dinheiro ao garçon do Cuba Livre por qualquer informação. Dom Rafael pergunta a Isabel Cristina o que ela pretende com o Dr. Alberto. Ela diz que ainda não sabe. Osvaldo comemora o seu aniversário com Rosário sem imaginar que não poderá colocar as mãos na herança. Maria Helena confessa a Frei Estevão que está muito confusa depois da visita de Alfredo Martins e diz que teve vontade de lhe contar que tiveram um filho.

bookmark icon