Resumo Semanal: Novela “O Direito de Nascer”: 30/04/2018 a 04/05/2018

 - 


Guilhermina Guinle (Foto: Reprodução)

CAPÍTULO 056: SEGUNDA-FEIRA: 30/04/2018
A notícia da morte de Emília choca a todos e deixa Laura e Jorge Luiz desolados. Frei Estevão encarrega-se de avisar Maria Helena da morte da sua amiga de infância. Maria Helena vai ao enterro e, depois de dez anos, reencontra Jorge Luiz. Bruno e os seus capangas chegam a Santiago com a missão de encontrar Maria Dolores e o menino. A condessa Vitória decide não respeitar o luto pela morte de Emília e confirma o casamento de Ricardo e Dorinha para a data que já haviam marcado. Albertinho vai ao hotel da cidade entregar roupa lavada e lá conhece Bruno. Sem imaginar que se trata do filho de Maria Helena, o capataz faz várias perguntas ao menino para tentar encontrar pistas sobre Maria Dolores e a criança. Conceição pressiona o marido para que ele lhe conte o que descobriu sobre o neto na viagem que fez à fazenda. Dom Rafael conta que agora tem a certeza de que o menino está vivo, mas garante que é por pouco tempo.

CAPÍTULO 057: TERÇA-FEIRA: 01/05/2018
Dom Rafael conta que mandou Bruno a Santiago para encontrar o menino e por-lhe fim à vida. Conceição fica chocada com a crueldade do marido e chama-lhe monstro. Dom Rafael ameaça agredi-la mas acaba por se controlar. Depois de reencontrar o grande amor da sua vida, Maria Helena sente-se muito perturbada e, como punição, se auto-flagela. A dor pela perda da filha deixa Laura ainda mais descontrolada e se entrega à bebida. Jorge Luiz retoma as suas atividades no banco para tentar superar o momento difícil pelo qual está a passar. Maria Helena é castigada pela Madre Superiora por se ter auto–flagelado sem a permissão dos seus superiores. Frei Estevão vai à casa dos Juncal para tentar convencer Dorinha a não cometer a loucura de se casar com o Luiggi e depois fugir para Itália. Ele aconselha-a a obedecer ao seu pai pois, caso contrário, Luiggi pode correr risco de vida.

CAPÍTULO 058: QUARTA-FEIRA: 02/05/2018
A carta de Dorinha deixa Luiggi arrasado e ele decide mostrá-la ao frei Estevão. Depois de ler a carta desesperada que Dorinha enviou ao namorado, o religioso teme que ela cometa uma loucura. Luiggi deixa claro que não a vai abandonar e jura que se não houver outra saída ele e Dorinha acabarão com as vidas. Preocupado com o que possa acontecer, Frei Estevão decide procurar Luiggi para dizer que decidiu celebrar o casamento dos dois. Jorge Luiz chega a Santiago e no hotel conhece Albertinho. Ele impressiona-se com a honestidade do rapaz que lhe devolve a carteira que tinha perdido e ainda se nega a aceitar a gratificação que ele lhe oferece. Os dois conversam bastante e Jorge Luiz fica encantado com o menino.

CAPÍTULO 059: QUINTA-FEIRA: 03/05/2018
Dolores mostra a Jorge Luiz a certidão do menino mas, mesmo assim, não consegue convencê-lo de que é a sua verdadeira mãe. Jorge Luiz tenta tranquilizá-la dizendo que só a quer ajudar a dar um futuro melhor ao menino. Basília aconselha Dolores a contar toda a verdade a Dom Jorge Luiz. Ela acaba por confessar que não é a mãe do Albertinho mas não entra em detalhes. Albertinho fica revoltado ao descobrir toda a verdade e, apesar dos conselhos de Jorge Luiz , não consegue perdoar Dolores e pede-lhe que nunca mais o chame de filho. Albertinho quer saber o nome dos seus verdadeiros pais mas Dolores nega-se a dizer. Ricardo e Laurita encontram-se num bar da cidade. Ricardo confessa o seu amor e propõe-lhe que fujam da cidade. Laurita não aceita pois não acredita na sinceridade dele e pensa que ele só está interessado no dinheiro dela.

CAPÍTULO 060: SEXTA-FEIRA: 04/05/2018
Chega o dia do casamento de Dorinha e de Luiggi. Maria Helena conta à madre superiora o drama da sua irmã e pede permissão para assistir ao casamento. Bruno chega à Vila onde vive Dolores e surpreende-a à beira do rio lavando roupas. Ao vê-lo, Dolores sai desesperada procurando Albertinho. Os vizinhos correm para a ajudar e conseguem evitar que o capanga de Dom Rafael chegue a ela e ao menino. Albertinho chama a polícia e Bruno é preso. Dolores diz a Basília que terá que deixar a cidade o mais rápido possível pois sabe que assim que sair da cadeia, Bruno vai informar Dom Rafael onde pode a encontrar.

bookmark icon