- 

Resumo Semanal: Novela “O Direito de Nascer”: 23/04/2018 a 27/04/2018


Guilhermina Guinle (Foto: Reprodução)

CAPÍTULO 051: SEGUNDA-FEIRA: 23/04/2018
Ricardo desconfia que Laurita é herdeira de uma fortuna deixada pelo seu pai e comunica à tia que não pretende casar-se com Dorinha e muito menos viajar para o Brasil. A condessa ameaça deserdá-lo e tirar-lhe o título de conde. Dorinha enfrenta o pai, diz que não ama Ricardo de Monteverde e que não pretende casar-se com ele. Dom Rafael fica furioso com o atrevimento da filha e diz que ela terá que lhe obedecer. Dorinha não se intimida e diz que prefere ir par um convento como a sua irmã Maria Helena do que se casar com Ricardo. Dom Rafael dá ordens para que Dorinha não saia do quarto até o dia do casamento. Um jornalista vai à Vila interessado em publicar a história do menino Jua, que na verdade se chama Rodrigo. Ele diz à irmã Helena que pretende publicar o caso para alertar a sociedade. Albertinho apresenta Basília à irmã Helena e ela parte antes que Maria Dolores volte. Ricardo vai a casa de Laurita e pergunta-lhe se Frederico lhe deixou uma herança. Surpresas com a pergunta, mãe e filha negam a existência de uma herança e garantem que Dom Frederico deixou apenas a casa onde vivem. Maria Helena despede-se de Albertinho e vai-se embora sem encontrar Maria Dolores.

CAPÍTULO 052: TERÇA-FEIRA: 24/04/2018
Ricardo percebe o espanto da tia e de Jorge Luiz e pergunta se eles conhecem a freira mencionada na reportagem. Jorge Luiz pergunta se poderia ser Maria Helena e a condessa confirma que se trata da mesma pessoa. Ela revela ao sobrinho que Maria Helena é irmã de Dorinha. Emília ouve a conversa, preocupa-se com o regresso da rival e decide procurá-la no convento. Jorge Luiz procura frei Estevão para se certificar de que a irmã Helena da Caridade é mesmo Maria Helena. O religioso confirma e pede-lhe que não tente reviver o passado e preocupa-se apenas com Emília. Dorinha, com a ajuda de Rufina, consegue ler o jornal e descobre que a sua irmã está em Havana.

CAPÍTULO 053: QUARTA-FEIRA: 25/04/2018
O encontro com Emília faz Maria Helena perceber que apesar de todos os anos que se passaram ela ainda ama Jorge Luiz. Certa de que não se deve afastar da sua missão religiosa, Maria Helena pede a Deus que tire Jorge Luiz dos seus pensamentos. Dorinha lê a carta de Luiggi. Nela o rapaz confessa o seu grande amor e propõe que os dois fujam para a Itália. Luiggi diz que tem um plano e, caso ela concorde em fugir com ele, deve colocar uma toalha branca na janela. Albertinho lê a sua certidão de nascimento e fica muito dececionado ao saber que é filho de pai desconhecido.

CAPÍTULO 054: QUINTA-FEIRA: 26/04/2018
Dorinha fica a saber que o pai viajou para a fazenda e sai às escondidas para se encontrar com o namorado. Maria Dolores continua a ter problemas com Albertinho e pede ajuda á virgem para que lhe dê forças para nunca revelar a verdade ao menino. Dorinha encontra-se com Luiggi em casa de Laurita e, com a ajuda da amiga, eles planeiam a fuga. Laura Gonzalez aconselha o casal a marcar a fuga para a véspera do casamento com Ricardo pois todos estarão muito ocupados com os preparativos e a vigilância será menor. Dorinha diz que antes de tomar uma decisão precisa encontrar-se com a sua irmã, e pede ao Luiggi que a leve até ao convento. Conceição percebe que a filha fugiu e pressiona Rufina para que lhe diga onde está Dorinha. A empregada fica relutante mas acaba dizendo que a menina foi encontrar-se com o namorado em casa de Laurita.

CAPÍTULO 055: SEXTA-FEIRA: 27/04/2018
Depois de ouvir o drama de Dorinha, Maria Helena aconselha a irmã a fazer o que o seu coração mandar, mas pede aos dois que se casem antes de fugir . Ela oferece-se para preparar tudo para que frei Estevão abençoe a união dos dois. Laura e Jorge Luiz procuram a melhor maneira de dizer a Emília que a sua gravidez não passa de uma fantasia. Emília lê o atestado médico onde consta que depois da cirurgia de apêndice ela ficou impossibilitada de engravidar mas, mesmo assim, ela insiste em afirmar que está à espera de um filho. Maria Helena pede a Dorinha e a Luiggi que se casem antes de fugir para Itália e oferece-se para conversar com Frei Estevão e preparar tudo para o casamento. Conceição chega ao convento e leva Dorinha.

bookmark icon