- 

Resumo Semanal: Novela “O Direito de Nascer”: 17/04/2018 a 20/04/2018


Guilhermina Guinle (Foto: Reprodução)

CAPÍTULO 047: TERÇA-FEIRA: 17/04/2018 O médico não reconhece Dolores e estranha que ela o tenha chamado pelo nome. Ela trata de ir embora rapidamente, mas antes disso o Doutor Pezi se lembra que ela foi a ama de leite de Maria Helena de Juncal. Ela garante que nunca esteve em Havana e se afasta antes que ele possa fazer mais perguntas. Maria Helena vai até a delegacia e denuncia Sancho Perez por rapto de menores. Ao voltar para o convento, ela é castigada pela madre superiora por ter saído sem permissão, devendo ficar três dias na solitária a pão e água. Dom Rafael, e a condessa pedem a Jorge Luiz que assine como testemunha no contrato que acabam de realizar. Ele se nega, pois garante que a transação é ilegal por envolver terceiros. Mas, pressionado pela madrinha ele acaba assinando mesmo contra sua vontade. Sancho é levado para a delegacia e, depois de horas de tortura está a ponto de confessar toda a verdade. O Doutor Pezi chega à casa da condessa e diz a Jorge Luiz que não traz boas notícias.

CAPÍTULO 048: QUARTA-FEIRA: 18/04/2018
O Doutor Pezi informa a Jorge Luiz que recebeu o histórico médico de Emília onde consta que a operação de apêndice que ela fez quando era adolescente a deixou estéril. O médico garante que ela nunca poderá ser mãe e que sua gravidez é psicológica. O Doutor Pezi diz que se ela não aceitar a realidade poderá enlouquecer. A condessa ouve a conversa estarrecida. Sancho confessa que há sete anos roubou o menino Juan na cidade de Santiago. Frei Estevão pede à madre superiora que dê abrigo ao menino Juan e que permita que irmã Helena cuide dele. A madre superior não entende o motivo do pedido e Frei Estevão decide contar a ela o segredo de Maria Helena. Depois de ouvir a história a religiosa dá seu consentimento. Desesperado com o estado mental de Emília, Jorge Luiz pede ao Frei Estevão que vá visitá-la. Dom Rafael, e a condessa Vitória começam a preparar a festa de aniversário de Dorinha onde pretendem anunciar o noivado dela com Ricardo de Monteverde. Ricardo tenta se rebelar contra as ordens da tia, mas ao ser ameaçado de ser deserdado ele muda de ideia e decide obedecê-la. Basília e Dolores são despejadas por falta de pagamento. Os vizinhos intercedem e tentam evitar o despejo. Anselmo se comove com a situação das novas amigas e paga o aluguel evitando assim que elas tenham que deixar a casa. Dorinha se encontra às escondidas na igreja com o pianista. Laura recebe um convite para o sarau na casa da condessa.

CAPÍTULO 049: QUINTA-FEIRA: 19/04/2018
Laura decide aceitar o convite para o sarau. Os filhos tentam fazê-la mudar de ideia, mas ela insiste em enfrentar a inimiga. Antes de saírem para a festa na casa da condessa, Dom Rafael presenteia a filha com um lindo colar. Jorge Luiz conversa seriamente com Ricardo e pede a ele que pense bem antes de obedecer às ordens da tia, pois a sua decisão poderá trazer a infelicidade não só para ele como para Dorinha. Começam a chegar os convidados para o sarau. A condessa dá um jeito para que Dorinha e Ricardo conversem em particular. Dorinha, que já conhece o rapaz por ser o namorado de sua melhor amiga, conta entusiasmada, que quando ele se casar com Laurita ela será a madrinha. Ricardo percebe que Dorinha não sabe de nada e se preocupa. Nesse momento chega à família Gonzalez. Anselmo e Clementina são informados, pela polícia, que seu filho foi encontrado. Depois do sarau a condessa e Dom Rafael comunicam a todos o noivado de Dorinha e Ricardo. A notícia pega a todos de surpresa e Dorinha desmaia. Ricardo conversa com Laurita e conta como e porque foi obrigado a desistir do seu amor para se casar com Dorinha. Ele pede perdão por sua covardia. Laurita enfrenta a condessa e diz que vai lutar pelo amor de Ricardo assim como Emília lutou pelo amor de Jorge Luiz. O atrevimento da garota deixa a condessa irritada e ela decide se vingar contando a ela que o comandante não é seu pai.

CAPÍTULO 050: SEXTA-FEIRA: 20/04/2018
A condessa revela a Laurita que o comandante não é seu pai. Laura chega nesse exato momento e é obrigada a confirmar o que Vitória está dizendo. Laurita pergunta quem é seu verdadeiro pai e a mãe revela que ela é filha de Frederico. Dorinha, inconformada com o seu noivado com Ricardo de Monteverde, tem uma crise nervosa e, diante de todos os convidados, rasga toda sua roupa. Dom Rafael esbofeteia a filha diante de todos. Ricardo chega ao bordel completamente bêbado e conta ao Luigi que acaba de ficar noivo de Dorinha. O rapaz se sente traído e agride Ricardo. O delegado vai até o convento e pede permissão à madre superiora para que irmã Helena o acompanhe até Santiago para entregar o menino Juan para seus verdadeiros pais. A religiosa permite e pede a irmã Helena que prepare tudo para a viagem. Enquanto isso, em Santiago, Dolores e Basília ajudam Clementina e Anselmo a preparar a festa para receber o garoto. Laurita vai até a casa dos Juncal visitar Dorinha.

bookmark icon