- 

Resumo Diário: Novela “O Direito de Nascer”: 07/03/2018: Quarta-Feira


Guilhermina Guinle (Foto: Reprodução)

CAPÍTULO 018: QUARTA-FEIRA: 07/03/2018
Após o nascimento do bebê, Dom Rafael, com raiva, pede a Bruno que acabe com a criança. Maria Helena pergunta à Dolores se seu pai viu a criança. Condessa quer que Frederico se afaste de funções executivas no banco e quer que ele assuma um cargo de Consultor, sem salário. Laura faz uma revelação à filha durante a noite interior enquanto estava sob o efeito de álcool e durante o café, Emília a questiona sobre a revelação em que diz que a Condessa é uma assassina. Naquele momento, Laura fica nervosa e acaba por repreender Emilia deixando-a muito triste. Frederico assume a nova posição e discute sobre o fato de não ter mais dinheiro com Jorge Luis. Frederico mostra a Jorge Luiz um par de brincos, fazendo com que ele o questione sobre isso. Enquanto isso, Laura chora por ter brigado com a filha e quebra uma taça na mão, o sangue a faz lembrar do momento do suicídio de seu marido, quando ela o vê com outro na cama. Neste momento, Laura cai, Emilia a vê e corre para socorrê-la. Maria Helena é carregada até a casa enquanto chora pedindo a presença do filho. Já no quarto, Marcelina conta para Dolores que disse para Bruno onde elas estariam, pois foi ameaçada. Enquanto isso, Dom Rafael as espiona. Emilia e Horácio conversam sobre a morte do pai e ela conta para seu irmão que descobriu que seu pai se suicidou. Horácio não acredita. Emilia diz que irá descobrir a verdade, pois sua mãe tinha dito isso na noite anterior enquanto se encontrava bêbada. Maria Helena tem dúvidas se o pai aceitará a criança, Dolores tenta consolá-la dizendo que sim, Maria Helena pede a ela que jure que o que está dizendo é verdade, repetidamente. Dolores decide conversar com Dom Rafael e diz que não irá aceitar o fato dele querer tirar o filho de Maria Helena. Dom Rafael e Dolores continuam a conversar e Dolores ameaça Dom Rafael dizendo que não aceitará a retirada do filho de Maria Helena e o ameaça, também revela que a vontade maior de ter a criança foi de Maria Helena e se caso ele quiser matar o bebê, terá de matar as duas. Dolores entrega uma arma a Dom Rafael e faz com que ele aponte para ela. Dom Rafael fica nervoso, mas não atira. Bruno conta para Marcelina que Dom Rafael a viu com Dolores e disse que terá que matar o bebê durante à noite. Dolores espiona a conversa e fica assustada.

CAPÍTULO 019: QUINTA-FEIRA: 08/03/2018
Bruno e Marcelina conversam sobre o bebê, Bruno diz que irá matar a criança durante a noite. Dolores escuta a conversa. Jorge Luiz pede para que Frederico, como novo conselheiro do Banco, faça a análise de uma conta de um cliente desconhecido. Frederico então diz para não incomodar o cliente e transparece que o cliente é o próprio Frederico, porém utilizando outro nome. Emilia vai ao consultório do Dr. Pezi para tentar esclarecer a morte do pai. Dr. Pezi desvia das questões de Emilia dizendo que a morte do pai, foi causada de forma acidental, ela tem dúvidas sobre onde à bala atingiu a cabeça de seu pai, e o Dr. Pezi mais uma vez desvia dos questionamentos. Dr. Pezi diz à Emilia que não tem o laudo da morte de seu pai, porém quando ela deixa o consultório, Dr. Pezi abre sua gaveta e retira o laudo de lá, rasgando o mesmo. Dolores aconselha Maria Helena a não deixar nunca seu filho sozinho, e ambas decidem como forma de revezamento uma maneira de não deixar a criança só. Maria Helena pede à Dolores que cuide da criança da mesma forma que cuidou dela. Dolores promete à Maria Helena que cuidará e chora. As duas vão dormir. Durante a noite, Bruno tenta entrar no quarto onde Maria Helena e Dolores estão com o bebê, porém sem sucesso. O dia amanhece e ele tenta novamente, dessa vez consegue retirar a criança da mãe. Dolores escuta algo e levanta para ver se a criança ainda não está lá. Vendo que a criança não se encontra na cama mais. Dolores então grita. Dolores sai atrás de Bruno com uma arma. Bruno foge pela floresta com a criança, no momento da fuga Dolores aponta a arma algumas vezes para Bruno que continua a fugir. Dolores cai e Bruno aproveita para ganhar tempo. Ele então para e começa a cavar a terra, colocando a criança no buraco. Bruno tenta matar a criança com um facão, mas Dolores aparece e atira em Bruno errando da primeira vez, ele insiste em matar a criança. Dolores atira e o acerta. Bruno cai no chão e ela foge com a criança. Enquanto isso, Maria Helena procura pelo filho e desmaia. Conceição diz que irá até a fazenda visitar Maria Helena, porém Pedro a impede, pois Dom Rafael proibiu a todos de entrarem na fazenda. Dom Rafael tranca Maria Helena no quarto enquanto ela se recupera. Marcelina vai atrás de Bruno. Maria Helena acorda de um pesadelo procurando pelo filho. Marcelina e Dom Rafael encontram Bruno caído. Bruno acorda e diz que Dolores fugiu com o bebê. Os capangas de Dom Rafael chegam e vão atrás de Dolores. Dom Rafael diz à Maria Helena que Dolores fugiu com o bebê e promete para ela que os encontrará. Maria Helena não acredita que Dolores fugiu com o bebê.

CAPÍTULO 020: SEXTA-FEIRA: 09/03/2018
Maria Helena não acredita no pai quanto à fuga de Dolores com o bebê. Dom Rafael manda os capangas atrás de Dolores. Dom Rafael vai até Bruno e diz que ele tem toda a culpa pela fuga de Dolores com o bebê, ambos discutem e Dom Rafael ameaça Bruno. Os capangas de Dom Rafael não encontram Dolores. Ela foi até a casa de Afonsa, mas ao chegar lá encontra Basília aos prantos, pois encontrou Afonsa e seu bebê mortos. Dolores e Basília choram por Afonsa e seu bebê e Dolores revela à Basília que ela morreu, pois, os capangas da fazenda a agrediram. Basília se desespera. Dolores diz que não deixará os capangas matarem o bebê. Maria Helena vê as roupas do bebê e se pergunta por Dolores, chora ao lembrar-se da promessa que a mesma tinha feito durante a noite anterior e se convence de que Dolores roubou seu filho. Maria Helena se desespera, Dom Rafael e Marcelina entram no quarto no momento e veem a cena do sofrimento de Maria Helena. À beira da cama onde está Afonsa, Dolores e Basília lamentam por sua morte, Dolores enrola seu colar que ganhou de Maria Helena na mão de Afonsa. Dom Rafael e Bruno suspeitam que Dolores esteja na casa de Afonsa e decidem ir até lá. Dolores e Basília enterram Afonsa e seu bebê e conversam sobre Dolores viajar com Basília para sua cidade, ela tem dúvidas, mas decide ir. Dona Conceição se encontra com Frei Estevam e está aflita pois não conseguiu ir até à Fazenda ver a filha. Frei Estevam diz que irá até a Fazenda se Dom Rafael não voltar até o dia seguinte. Dom Rafael e seus capangas vão até a casa de Afonsa, mas não encontram ninguém, então continuam a procurar. Dolores, Basília e o bebê se escondem e fogem pelo lado oposto de Dom Rafael e seus capangas. Emilia e Horácio conversam sobre a morte de seu pai, Horácio diz ter escutado algo sobre suicídio no enterro, Emilia diz que foi até o Dr. Pezi e que o mesmo disse que a arma utilizada foi feita para causar danos, Horácio sai em busca de algo, pois não acredita na revelação. Dom Rafael decide voltar à Havana com Maria Helena e pede que Bruno continue com as buscas por Dolores e o bebê. Dom Rafael e Maria Helena dizem que precisam tratar de um assunto muito sério um com o outro.

bookmark icon