Resumo Semanal: Novela “Os Dez Mandamentos”: 06/12/2017 a 08/12/2017

Guilherme Winter (Foto: Reprodução)

CAPÍTULO 097: QUARTA-FEIRA: 06/12/2017
Moisés mostra espanto ao ouvir seu nome diante da Sarça Ardente. Ele ouve as palavras de Deus, ainda impressionado e impactado. Em pleno surto de megalômano, Ramsés fala aos núbios agradecendo os presentes que lhe foi dado, mas não deixa de engrandecer seu reinado e o povo egípcio, causando desconforto nos demais. Datã e Abirão questionam Anrão se ele não tem medo do que a história de clamor pode causar. Anrão afirma que não tem medo e faz questão de mostrar a todos a importância da fé. Corá, mal intencionado, conta a Apuki que Ana esteve na reunião dos hebreus e que ela e Oseias combinaram de se encontrar no rio. Arão conversa com os filhos, descrente dos planos de Deus. Apesar das tentativas dos filhos, ele se mostra relutante em acreditar. Adira e Zípora estão preocupadas quanto ao paradeiro de Betânia e vão até a barraca da adivinha para ter alguma notícia. Ao chegar, elas se espantam com o que encontram. Ana e Oseias se encontram e, apesar da intensa atração, Oseias ainda se recente com o ocorrido. Nefertari lembra os momentos com Moisés e se irrita, causando estranheza em Karoma, que não entende o que aconteceu. Anibal e Baruk se mostram surpresos e agradecidos com Moisés, quando Menhaem chega para trazer o pagamento da dívida que seu irmão contraiu. Ana e Oseias conversam e trocam olhares apaixonados, quando são surpreendidos com a presença de Apuki muito irritado. Leila conta a Henutmire sobre seus medos e conflitos ao ver Bezalel tão próximo dos hebreus. A princesa diz entender todo este medo e, também, desabafa em relação a Moisés. Apuki vai até a obra alertar Anrão que, se Oseias não se afastar de Ana, ele o matará. Estranhando o comportamento de Moisés, Zípora questiona o marido que, confuso, não sabe como contar o ocorrido. Assustada, Zípora procura entender o chamado recebido por Moisés, mas não esconde o ciúme. Anrão vai até a casa do filho contar sobre a ameaça de Apuki e Arão fica furioso ao saber que Oseias se envolveu com a filha do seu desafeto. Moisés vai buscar conforto nas palavras de Jetro e conta ao sogro sobre o chamado recebido. Jetro reage surpreso com a notícia. Arão questiona a Deus sobre o sofrimento do seu povo e fica no aguardo de uma resposta. Ele sai desacreditado, mas é surpreendido por uma voz que chama pelo seu nome. Pasmo, Arão cai de joelhos.

CAPÍTULO 098: QUINTA-FEIRA: 07/12/2017
Deus conversa com Arão e diz para o hebreu ir ao encontro de Moisés, que voltará ao Egito para libertar o seu povo. Joquebede diz a Oseias que ele precisa se afastar de Ana, justamente por ela ser filha de Apuki. O feitor diz para Ana que se ela continuar se encontrando com Oseias, que o matará, assim como fez com Num. Arão conta para sua família sobre a conversa com Deus e deixa todos surpresos. Jetro acalma Zípora que está nervosa com o contato de Moisés com Deus. Ela resolve então apoiar Moisés em sua decisão. Anrão e Eliseba ficam muito emocionados quando Arão conta que Moisés é o libertador dos escravos. Zípora surpreende Moisés ao dizer que irá partir junto com o marido. Ramsés pede que todos os servos hebreus que vivem no palácio sejam reunidos para provarem que realmente são leais ao rei. Anrão decide não contar para os outros escravos sobre a visão de Arão com Deus para que a notícia não chegue aos ouvidos do faraó. Apuki age com agressividade contra Judite e a culpa pela atitude da filha. Ana interrompe o pai e pede para apanhar no lugar da mãe. Apuki deixa a sala magoado com a filha, mas não a agride. Judite diz para Ana se afastar de Oseias e deixa a moça triste. Anrão conta para Joquebede e Miriã a aparição de Deus para Arão e as deixa eufóricas. Apuki pede a Bakenmut que ajude a colocar a filha no palácio para trabalhar como dama. Safira questiona Corá pela fartura na mesa. Moisés diz para os filhos que todos irão para o Egito. Arão decide partir e comunica a família. Apuki diz a Ana que ela deve ir trabalhar no palácio. Bakenmut pede a Karoma que indique Ana para ser dama da rainha. Em troca, Karoma fala que o atenderá desde que pare de levar Ikeni para a Casa de Senet. Zípora comunica as irmãs que irá para o Egito com Moisés e as crianças. Henutmire e Leila vão até Nefertari para saber o motivo pelo qual o faraó pediu para reunir os servos hebreus. A rainha se mostra maquiavélica ao falar com Leila e diz que se ela é leal ao rei, não há o que temer. Judite conta para Tais que Ana não poderá mais trabalhar para ela e deixa a egípcia surpresa. Tais diz que irá conversar com a rainha para colocar Tais como sua dama. Apuki manda chamar Arão para uma conversa sobre Oseias. Abigail e Deborah desconfiam que Miriã esteja escondendo algo. Apuki agradece Corá pela informação sobre Ana e Oseias. Apuki provoca Arão e os dois discutem. O feitor promete se vingar de Oseias.

CAPÍTULO 099: SEXTA-FEIRA: 08/12/2017
Anrão fica tenso com a situação entre Arão e Apuki e decide intervir. Anrão diz para Apuki que Oseias não irá mais se aproximar de Ana. Apuki diz que irá enviar Oseias para a pedreira. Inês e Eliseba preparam os mantimentos para a viagem de Arão. Joquebede se junta à nora e entrega mais comida para ela colocar no cesto de Arão. Menahem diz a Moisés que ficará em Midiã enquanto ele estiver fora. Moisés se mostra preocupado com o tipo de governante que Ramsés se transformou. Ramsés reúne os servos hebreus na sala do trono e pede para que todos se curvem em reconhecimento a divindade do soberano. Bezalel hesita em se curvar para desespero de seus pais. Tais indica Ana para ser dama de Nefertari. A rainha pede a Judite que leva sua filha ao palácio para conhecê-la. Oseias sofre de amor por Ana. Hur conversa com Henutmire e a princesa diz que o irmão Ramsés está mais cruel do que nunca. Uri discute com Bezalel e o rapaz diz que tem sangue hebreu e que jamais irá se esquecer de seu povo. Bezalel diz para o pai que jamais irá trair o seu povo e que não concorda com as injustiças que o faraó comete. Leila diz que concorda com o filho e deixa Uri irritado. Karoma se mostra enciumada com a contratação de outra dama para servir a rainha. Arão reúne os filhos para se despedir. Zelofeade diz para Abigail e Deborah que Arão e Anrão estão muito estranhos. Deborah diz que percebeu o mesmo de Miriã e todos desconfiam que estão escondendo algo. Apuki comemora a ida de Ana para o palácio, mas a moça implora para o que o pai não a mande para lá. Apuki conta que mandou Oseias para a pedreira e deixa Ana chocada. Bakenmut diz para Karoma que irá cumprir a parte dele no trato e não levará mais Ikeni para a Casa de Senet. Ikeni fica enciumado ao ver Pepy brincando com Simut. Leila conversa com Gahiji e diz que a coragem do filho lhe dá forças. Para justificar a ausência de Arão, Oseias sugere dizer que o escravo fugiu com medo de ser morto por Apuki. Anrão, Oseias e Nadabe acompanham Arão em sua fuga. Arão se despede de todos e parte. Corá desconfia que Anrão está escondendo alguma coisa. Apuki vai até a Casa de Senet e comemora a ida da filha ao palácio. Bakenmut se mostra interessado em Ana e deixa Apuki irritado. Moisés confessa para Jetro que está apavorado com a volta para o Egito, mas o pastor diz que Deus o preparou para isso. Oseias diz que tem a sensação de que estão sendo seguidos. Arão decide conferir e encontra com Abirão escondido. Arão braveja com Abirão e o manda sumir em tom ameaçador. Dois sentinelas armados fazer segurança na entrada da cidade. Oseias simula uma briga com Nadabe para distrair os seguranças. Arão aproveita a oportunidade para fugir, mas é surpreendido por um outro oficial.

É proibida a reprodução do conteúdo do site Noticiasdetv.com, sob pena de ação judicial por crime de violação de direito autoral, previsto na legislação internacional.