Resumo Semanal: Novela “Tieta”: 11/12/2017 a 16/12/2017

Betty Faria (Foto: Reprodução)

CAPÍTULO 191: SEGUNDA-FEIRA: 11/12/2017
Juraci manda cartas anônimas para Marcolino, sugerindo que ela tem um amante e que os encontros dos dois são na casa de Carol. Passam-se dez dias. Mirko volta e ameaça Tieta de mostrar o dossiê sobre sua vida à toda a cidade se ela não desistir de Mangue Seco. Helena procura Mirko, que queima a mão dela com um cigarro. Milu conta ao coronel que Arturzinho é o culpado pela morte de Mirandinha.

CAPÍTULO 192: TERÇA-FEIRA: 12/12/2017
Imaculada e Gladstone chegam. Milu revela ao coronel que Arturzinho preparou tudo para a mãe flagrá-lo com a sobrinha, o que a levou ao suicídio. Leonora e Carmosina avisam a Tonha que, se ela vender as terras a Arturzinho, este vai destruir Tieta. Ricardo e Imaculada iniciam o namoro. Arturzinho faz Tonha desistir de saber a verdade com Tieta. Filó põe sonífero no chá do coronel, mas ele não bebe. Perpétua lê o dossiê sobre Tieta. Leonora, Ascânio, o coronel e Helena saem armados. Mirko é morto na prefeitura.

CAPÍTULO 193: QUARTA-FEIRA: 13/12/2017
A arma que matou Mirko é deixada ao lado do corpo. Perpétua vê o assassino deixando a prefeitura, vai até lá e, ao sair, esquece seu terço. Tonha dá dinheiro a Elisa para ela conhecer São Paulo. Amintas pede Amorzinho em casamento e eles passam a noite juntos. Filó não vai ao encontro com Leôncio, porque o coronel passa mal. Tieta procura Mirko na prefeitura. Perpétua leva o padre e Osnar até lã e eles encontram Tieta com a arma. Perpétua diz a Tieta para confessar o crime antes que todos descubram o seu segredo.

CAPÍTULO 194: QUINTA-FEIRA: 14/12/2017
Perpétua jura a Tieta que não sabe o segredo dela. Tieta a acusa de já saber da morte de Mirko e ter armado o flagrante. Elisa comunica a Timóteo que vai para São Paulo. Carol o aconselha a ensinar a Elisa o que ela quer aprender. Gladstone e Ascânio convocam todos para uma reunião para descobrirem quem matou Mirko. Bafo de Bode avisa a Perpétua que seu terço está na sala do crime e que, se ela não contar quem é o assassino, vai acusá-la. A reunião começa e Perpétua pede para falar sobre Tieta.

CAPÍTULO 195: SEXTA-FEIRA: 15/12/2017
Filó dá dinheiro a Trapizomba para ele se esconder. Quando Perpétua vai contar quem é o assassino, Filó entra na sala, acusa Trapizomba e dá a Perpétua uma bolsa cheia de dinheiro para ela confirmar a história. Timóteo não deixa Elisa embarcar e a leva para casa, onde os dois têm uma verdadeira noite de amor. Perpétua é obrigada a contar a Tieta que o assassino é o coronel. Leonora avisa a Ascânio que vai concretizar o projeto do complexo turístico. Na missa para Arturzinho, Perpétua diz a todos que Tieta não presta.

CAPÍTULO 196: SÁBADO: 16/12/2017
Perpétua conta sobre o bordel de Tieta mas, ao tentar provar o que diz, vê que o dossiê pegou fogo. Enlouquecida, ela avança para a irmã, que lhe arranca a peruca. Perpétua sai correndo para casa e some. Tieta abre a caixa branca e todos se espantam ao ver ali as partes íntimas do Major. Amorzinho decide não se casar com Amintas e vê-lo apenas de vez em quando. Marcolino passa a noite com Juraci na cama redonda de Carol. Osnar e Tieta terminam tudo, porque ele não conseguiria morar em São Paulo. Tieta vai embora sem Leonora, prometendo a Carmosina que voltará para ver seu bebê. Osnar e Carol reatam. Filó e o coronel se casam. Dário escreve para Carmosina, falando de uma dupla gravidez. Carmosina tem uma menina e Gladstone lhe pede para perdoá-lo, porque a ama, e eles ficam juntos. Modesto leva uma nova amante para Mangue Seco. Leonora volta a viver com Ascânio. Imaculada e Ricardo se casam. Filó e seus ”rolinhos” vão à fazenda dar a mesada das “rolinhas”, que estão casadas e grávidas. Também grávida, Leonora inaugura o complexo turístico. Bafo de Bode abre o seu circo.