Exclusivo: Confira a sinopse oficial e o elenco da novela “Liberdade, Liberdade”

Em “Liberdade, Liberdade”, a nova novela IV que a Globo exibe de 11 de abril a 4 de agosto, em 67 capítulos, será possível voltar ao Brasil do século XVIII, período da Inconfidência Mineira e época em que a família real portuguesa vem para a colônia, nas Américas. Quando o líder da Inconfidência Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Thiago Lacerda), foi martirizado na forca, sua pequena filha Joaquina (Mel Maia) foi resgatada por Raposo (Dalton Vigh), um simpático nobre português que se compadeceu do sofrimento dela e assumiu sua criação. Juntos, eles embarcam para Portugal, onde ela adotaria o nome de Rosa para evitar perseguição daqueles que assassinaram seu pai e sua mãe Antônia (Letícia Sabatella). Em terras lusitanas, Raposo a cria como filha e vê a menina se tornar sua imagem e semelhança: forte, decidida, imponente, mas ainda sonhadora como o pai. Anos depois, dividido entre a admiração pelos inconfidentes e a proximidade com a família real, que lhe proveu toda sua riqueza, Raposo retorna ao Brasil com a nobreza lusitana, trazendo junto seu filho André (Caio Blat), a fidalga Bertoleza (Sheron Menezes) e a agora adulta Joaquina (Andreia Horta).

Na cidade mineira de Vila Rica, principal cenário da trama, Raposo e sua família encontram Dionísia (Maitê Proença), que logo se sente incomodada com a curiosidade atraída pela beleza e opiniões fortes de Joaquina. Apesar do tempo, da distância e da mudança de identidade, Rosa – ou Joaquina – nunca deixou de carregar no sangue o símbolo da luta pela liberdade, herdada de seu pai. E seu retorno ao Brasil desperta os mais variados sentimentos: ora de Virgínia (Lília Cabral), que ajudou a salvá-la quando Tiradentes foi condenado; ora da jovem Branca (Nathália Dill), que testemunha os olhares atenciosos e curiosos de seu noivo Xavier (Bruno Ferrari) para a fidalga; ora do salteador Mão de Luva (Marco Ricca), que, após reconhecê-la, planeja entregá-la à Coroa em troca de ouro; e ora do intendente da cidade, Rubião (Mateus Solano), que nutre uma admiração correspondida pela menina, mas é logo desmascarado por ter denunciado no passado a luta de Tiradentes para a Coroa e por ter matado sua mãe Antônia.

Ao descobrir mais sobre o pai biológico, os inconfidentes, as diferenças sociais e as agressões aos menos afortunados ocorridas neste país, bem como sobre as opiniões de Raposo em defesa da Coroa, Joaquina consegue entender melhor seu passado e traçar seu destino. Na mesma terra natal, ela também descobre sobre o amor, a luta e as consequências que as escolhas têm na vida de uma pessoa. Liberdade, Liberdade é uma novela de Mario Teixeira baseada em argumento de Marcia Prates. A direção artística é de Vinicius Coimbra e a direção é de André Câmara e Pedro Brenelli. A primeira parte da novela foi gravada em Diamantina, Minas Gerais, em meio às belezas naturais nos entornos da cidade, como a Gruta do Salitre, a Estrada Real e o Cânion do Funil, pontos turísticos da região. Tudo para levar o público ao Brasil Colônia. 

[icon id=”user”] Elenco Completo

ANDREIA HORTA como Joaquina
ARAMIS TRINDADE como Euládio
BRUCE GOMLEVSKY como Malveiro
BRUNO FERRARI como Xavier
BUKASSA KABENGELE como Omar
CAIO BLAT como André
CHRIS COUTO como Luzia
DANI ORNELLAS como Jacinta
DAVID JUNIOR como Saviano
DUDU VARELLO como Fuligem
GABRIEL CHADAN  como José
GABRIEL PALHARES como Caju
GENÉZIO DE BARROS como Diogo
HANNA ROMANAZZI como Gironda
HELOÍSA JORGE como Luanda
JACQUE MOURA como Erondina
JAIRO MATTOS como Caldeira
JOANA SOLNADO como Anita
JU COLOMBO como Esméria
JULIANA CARNEIRO DA CUNHA como Alexandra
LETÍCIA ISNARD como Simoa
LETÍCIA SABATELLA como Antônia
LÍLIA CABRAL como Virgínia
LU GRIMALDI como Maria
MAITÊ PROENÇA como Dionísia
MARCO RICCA como Mão de Luva
MARCOS OLIVEIRA como Vizeu
MARIANA NUNES como Blandina
MÁRIO BORGES como Matias
MATEUS SOLANO como Rubião
MEL MAIA como Joaquina
NATHÁLIA DILL como Branca
NIKOLAS ANTUNES como Simão
OLÍVIA ARAÚJO como Celeste
RICARDO PEREIRA como Tolentino
RITA CLEMENTE como Brites
RÔMULO ESTRELA como Gaspar
SHERON MENEZZES como Bertoleza
THIAGO LACERDA como Tiradentes
VITOR THIRÉ como Ventura
YANNA LAVIGNE como Mimi
YASMIN GOMLEVSKY como Vidinha
ZEZÉ POLESSA como Ascenção

É proibido reproduzir, reescrever ou copiar, integralmente ou parcialmente, o conteúdo do site Notícias de TV, sob pena de ação judicial pelo crime de violação de direito autoral, previsto no código penal brasileiro. Todos os direitos são reservados.