Exclusivo: História, Elenco e Perfis dos Personagens da novela “Velho Chico”

Na próxima segunda-feira, mais precisamente no dia 14 de março, a Rede Globo estreia a sua próxima novela das 21h, “Velho Chico”, que entra em exibição no lugar de “A Regra do Jogo” (de João Emanuel Carneiro) para competir com duas fortes concorrentes: “Os Dez Mandamentos” (de Vívian de Oliveira) e “Cúmplices de um Resgate” (de Íris Abravanel). Com assinatura de Edmara Barbosa e Bruno Luperi, que são supervisionados pelo experiente Benedito Ruy Barbosa, a produção vai ficar no ar até outubro, quando a emissora carioca vai colocar no ar a sua substituta, “Lobo do Amor” (de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari).

História

Velho Chico” é uma saga de amor que mostra o conflito entre duas poderosas famílias – os Sá Ribeiro, encabeçados pelo coronel Jacinto (Tarcísio Meira) e os Rosa, liderados pelo capitão Ernesto (Rodrigo Lombardi). O coronel Jacinto, dono de quase tudo na região, comanda a política, a economia e quem aparecer pela sua frente. Não satisfeito, está de olho nas terras do capitão Rosa, que irá enfrentar o todo-poderoso coronel, e isso provocará o início do duelo que vai atravessar gerações até os dias de hoje. A história gira em torno de um romance interrompido em meio a uma guerra familiar: o amor genuíno de Santo (Domingos Montagner) e Tereza (Camila Pitanga) e se desenvolve na fictícia cidade de Grotas de São Francisco, localizada em algum lugar do Nordeste brasileiro.

O enredo do romance entre herdeiros de famílias rivais se entrelaça à trajetória de luta pelo renascimento do rio São Francisco. A briga familiar, que começou pelas águas e avançou pelas terras, perde o sentido para a nova geração, mas nem por isso a rivalidade deixa de existir e de impedir que antigos amores interditados pela família se reencontrem. Velho Chico foi idealizada por Benedito Ruy Barbosa e escrita de Edmara Barbosa e Bruno Barbosa Luperi, com direção de Luiz Fernando Carvalho, que já fez parceria com Benedito em sucessos como O Rei do Gado e Renascer e, mais recentemente, em Meu Pedacinho de Chão.

Ao longo dos anos, usando dos bons contatos políticos e da amizade com o cartório de Grotas de São Francisco, o velho coronel Jacinto (Tarcísio Meira) incorporou à sua fazenda terras desocupadas da região. A diferença do coronel é a fazenda Piatã, do capitão Rosa (Rodrigo Lombardi), onde cai a cachoeira do Perau, única queda-d’água da região. O sonho do coronel é comprar a Piatã para construir uma pequena usina hidrelétrica. A disputa por esse pedaço de chão é o estopim para a guerra que acaba atravessando gerações. Jacinto, casado com Encarnação (Selma Egrei), tem um único herdeiro, Afrânio (Rodrigo Santoro/Antônio Fagundes). O jovem é apaixonado por Iolanda (Carol Castro/Christiane Torloni), cantora dos bares de Salvador. Com a morte súbita de Jacinto, Afrânio resolve matar seu sonho de independência e se transformar na continuação do pai: o jovem coronel Saruê. A mando de Encarnação, o jovem coronel faz o percurso de reconhecimento dos parceiros de seu pai pela região nordestina.

Em uma das fazendas visitadas, Afrânio não resiste aos encantos de Leonor (Marina Nery), filha de Aracaçu (Carlos Betão), e se envolve com a menina. Ele não podia imaginar que aqueles momentos de desejo lhe renderiam um casamento à base do facão: casava ou morria. Dessa união nasce Maria Tereza (Isabella Aguiar/Julia Dalavia/Camila Pitanga). Do lado dos Rosa, o capitão Ernesto (Rodrigo Lombardi) é um homem de conduta honrosa, justa e com ideais humanistas. Casado com Eulália (Fabíula Nascimento), o casal não tem filhos, mas adota Luzia (Carla Fabiana/Larissa Góes/Lucy Alves). Na mesma época, também acolhem da seca do sertão Belmiro (Chico Diaz) e Piedade (Cyria Coentro), um casal retirante, com seu filho, Santo (Rogerinho Costa/Renato Góes/Domingos Montagner). Com o tempo, mais do que funcionários, Belmiro e Piedade tornam-se membros da família e defensores dos ideais de igualdade e justiça social do capitão Ernesto Rosa.

Ignorando a discórdia entre as duas famílias, o destino trata de aproximar Santo e Maria Tereza numa procissão de São Francisco de Assis. Descoberto o amor proibido, é selada a interdição dos amantes. A família de Maria Tereza separa os dois trancando a jovem em um internato em Salvador. De lá, ela envia cartas que nunca chegariam a Santo – interceptadas por Luzia –, dizendo que dali a um tempo nasceria o filho deles: Miguel (Gabriel Leone). A gravidez de Maria Tereza é descoberta no internato, de onde é retirada pelo próprio pai, e acaba voltando para as terras de sua família às margens do rio São Francisco, local em que viverá a sua grande saga de amor. E só esse amor, abençoado pelo Velho Chico, será capaz de mudar o rumo desta história.

Elenco

ANTÔNIO CARLOS FEIO como Tenório
ANTÔNIO FAGUNDES como Afrânio
BÁRBARA REIS como Doninha
BETRAN DUARTE como Osório
CAMILA PITANGA como Maria Tereza
CARLA FABIANA como Luzia
CARLOS BETÃO como Aracaçu
CAROL CASTRO como Iolanda
CHICO DE ASSIS como Salgado
CHICO DIAZ como Belmiro
CHRISTIANE TORLONI como Iolanda
CYRIA COENTRO como Piedade
DADÁ VENCESLAU como Bento
DAVI CAETANO como Martin
DENISE CORREIA como Neuza
DIRA PAES como Beatriz
DIYO COELHO como Bento
DOMINGOS MONTAGNER como Santo
EVANA JEYSSAN como Wanda
FABÍULA NASCIMENTO como Eulália
FERNANDO TEIXEIRA como Floriano
FLÁVIO ROCHA como Ednaldo
FRANCISCO CARVALHO como Silvino
GABRIEL LEONE como Miguel
GERÔNIMO SANTANA como Abdias
GÉSIO AMADEU como Chico
GIULLIA BUSCACIO como Olívia
IRANDHIR SANTOS como Bento
ISABELLA AGUIAR como Maria Tereza
JOSÉ DUMONT como Pitangueiro
JÚLIA DALAVIA como Maria Tereza
JÚLIO MACHADO como Clemente
LARISSA GÓES como Luzia
LEE TAYLOR como Martin
LEOPOLDO PACHECO como Emílio
LUCA FONTOURA como Cícero
LUCAS VELOSO como Lucas
LUCY ALVES como Luzia
MARCÉLIA CARTAXO como Josefa
MARCELO SERRADO como Carlos Eduardo
MARCOS PALMEIRA como Cícero
MARIENE DE CASTRO como Dalva
MARINA NERY como Leonor
NAIRON BARRETO como Raimundo
PABLO MORAIS como Cícero
RAFAEL VITTI como Carlos Eduardo
RAÍSA ALCÂNTARA como Isabel
RENATO GÓES como Santo
RODRIGO LOMBARDI como Ernesto
RODRIGO SANTORO como Afrânio
ROGERINHO COSTA como Santo
SELMA EGREI como Encarnação
SEVERO D’ACELINO como Eugênio
SUELY BISPO como Doninha
TARCÍSIO MEIRA como Jacinto
UMBERTO MAGNANI como Romão
VERÔNICA CAVALCANTI como Zilu
VITOR ALEIXO como Bento
XANGAI EUGÊNIO AVELINO como João
ZEZITA MATOS como Piedade

Perfis

Santo (Rogerinho Costa/Renato Góes/Domingos Montagner)

Santo nasceu no sertão de Pernambuco, no meio da seca; Belmiro, o pai, foi quem ajudou o filho a vir ao mundo. Ainda moleque aprendeu, com o capitão, a montar, e como o pai, a laçar os bravos no meio da caatinga. Santo arrancava suspiros das moças da cidade, principalmente de Tereza Vilela, filha do coronel Afrânio, inimigo de morte do pai, e os de Luzia, afilhada do capitão.

Maria Tereza (Isabella Aguiar/Julia Dalavia/Camila Pitanga)

Maria Tereza nasceu na casa-grande, mas passou a melhor parte da infância brincando com as crianças da fazenda. Tocaias, traições e desencantos culminaram com a sua separação de Santo e com um casamento arranjado para encobrir a gravidez. Um passo que ela não teria dado se Santo tivesse respondido ao menos a uma das inúmeras cartas que ela havia lhe escrito.

Afrânio (Rodrigo Santoro/Antônio Fagundes)

Afrânio é um homem sedutor e convincente, nascido em berço de ouro, herdeiro único do coronel Jacinto Vilela. Formado advogado, para orgulho do pai, preparava-se para ingressar na carreira política quando a morte do coronel obrigou-o a desistir de seus sonhos.

Encarnação (Selma Egrei)

Filha de um rico fazendeiro de Alagoas, Encarnação se casou com coronel Jacinto Vilela numa união arranjada entre as duas famílias. Depois da morte do marido, Encarnação entronizou o filho Afrânio no trono dos Vilela, cuidando para que ele se tornasse fiel substituto do pai.

Iolanda (Carol Castro/Christiane Torloni)

Esguia, de olhos penetrantes e pele curtida pelo sol, Iolanda era figura marcante nas noites do cabaré onde se apresentava como cantora. Desejada por muitos estudantes que frequentavam o lugar, jamais se deixou seduzir pelo dinheiro ou por sobrenomes importantes, nem mesmo pelo sobrenome Vilela, que Afrânio carregava com ele. No entanto, foram dois anos de louca paixão: ela entregue em seus braços, ele escravo dos desejos dela.

Jacinto (Tarcísio Meira)

Jacinto é mais um varão na linhagem dos Vilela, família que fundou e domina a região de Grotas de São Francisco. Dos antepassados herdou o sobrenome, a fazenda, a fortuna e a bravura, tornandose um dos coronéis mais poderosos do Vale do São Francisco

Luzia (Carla Fabiana/Larissa Góes/Lucy Alves)

O destino conspirou a favor de Elisa quando a mãe, pouco antes de morrer, deu-a em batismo ao capitão Rosa e a dona Eulália, fazendo da menina herdeira do afeto e do patrimônio da família. Sedutora, provocante e ardilosa, arquiteta a separação de Santo e Tereza. Casa-se com Santo e dá a ele duas filhas, enchendo a fazenda Piatã de vida.

Ernesto (Rodrigo Lombardi)

Capitão de patente, com vasta ficha de serviços prestados à nação. Sujeito ilibado, criado nos moldes das casernas, jamais se valeu do cargo em benefício próprio. Defensor da pátria e de alguns brasileiros, honestos e honrados como ele, é um crítico voraz do coronelismo e dos maus.

Belmiro (Chico Diaz)

Filho de vaqueiro, Belmiro, ou Miro, é destemido e de poucas palavras. Partindo atrás de trabalho, viu os jagunços de Afrânio ateando fogo no galpão onde estava estocado o algodão do capitão. Sua coragem lhe valeu o emprego e o respeito de Ernesto Rosa, que fez dele seu braço direito e seu amigo.

É proibido reproduzir, reescrever ou copiar, integralmente ou parcialmente, o conteúdo do site Notícias de TV, sob pena de ação judicial pelo crime de violação de direito autoral, previsto no código penal brasileiro. Todos os direitos são reservados.