Exclusivo: Marco Ricca vai emendar “Velho Chico” com vilão em “Liberdade, Liberdade”

É proibida a reprodução integral ou parcial do conteúdo deste site, sob pena de ação judicial pelo crime de violação de direito autoral, previsto no código penal brasileiro.

O ator Marco Ricca, que vai fazer uma pequena participação especial na segunda das três fases que compõem a estrutura da novela Velho Chico, que estreia dia 14 de março no lugar de A Regra do Jogo, vai ficar sem férias neste ano: no ar na Escolinha do Professor Raimundo, programa de humor que já foi inteiramente gravado, ele também vai viver um vilão na próxima novela das 23h da Rede Globo, Liberdade, Liberdade, escrita por Márcia Prates, que estreia em abril, sob a direção artística de Vinicius Coimbra. Trata-se de uma produção baseada no livro Joaquina – Filha do Tiradentes, da autora Maria José de Queiroz.

Na história, o ator, que também só vai participar dos capítulos iniciais, vai defender o personagem Manoel Henriques, um contrabandista que ficou conhecido na história brasileira pelo apelido de ‘Mão de Luva’. Amante de Dona Maria I (atriz não divulgada), a rainha de Portugal, integrante da família real, ele é perseguido por um exército mineiro por conta do tráfico internacional de pedras preciosas e a incumbência de prendê-lo é dada para o militante e ativista político Tiradentes (ator não divulgado), que é preso por causa da rainha e morto por enforcamento devido à sua participação na inconfidência mineira. A partir disso, a trama centra-se em Joaquina (Mel Maia/Andreia Horta). 

O caso entre Manoel e Maria, ainda princesa, inicia-se em Portugal, antes da ida da corte portuguesa para o Rio de Janeiro. Graças à interferência da amante, Manoel se exila no Brasil por causa de um crime cometido em Lisboa ao invés de ser morto pelas autoridades. A princesa (que posteriormente se torna rainha com a partida da sua família para o mesmo país do exílio) o faz jurar amor, obrigando-o a usar uma luva preta diariamente como forma de fidelidade. Desta forma, ele passa a ser conhecido como ‘Mão de Luva’ após a sua mudança para o Brasil, onde descobre o tráfico. 

Por causa da missão imposta para Tiradentes, o traficante ‘Mão de Luva’ é capturado e morto durante a sua extradição para Portugal. Após confessar ter roubado ouro e antes de morrer, o bandido pede para que um padre entregue a sua luva preta para Maria como prova do seu amor por ela. Apesar de decretar a morte de Tiradentes por causa da inconfidência mineira, relatos históricos afirmam que a rainha enlouqueceu – daí o apelido de Dona Maria, a Louca – e mandou matar Tiradentes nas mesmas circunstâncias que o seu amante por pura vingança, tendo em vista que os demais participantes da inconfidência sobreviveram à prisão.

Integram o elenco da novela Liberdade, Liberdade os atores Andreia Horta, Bruce Gomlevsky, Bruno Ferrari, Caio Blat, Dani Ornellas, Guilherme Piva, Hanna Romanazzi, Juliana Carneiro da Cunha, Ju Colombo, Laís Pinho, Letícia Isnard, Lilia Cabral, Maitê Proença, Marco Ricca, Mateus Solano, Mel Maia, Nathália Dill, Sheron Menezzes, Thiago Martins, Vitor Thiré, Yanna Lavigne, Yasmin Gomlevsky e Zezé Polessa, entre outros.

Velho Chico
Marco Ricca grava ‘Velho Chico’