Entrevista: Louise Cardoso se apaixonará por Val Perré na novela “Além do Tempo”

Após Sangue Bom e Doce de Mãe, a atriz Louise Cardoso retorna à televisão como Gema na próxima novela das seis da Rede Globo, Além do Tempo, escrita por Elizabeth Jhin, que estreia dia 13 de julho no lugar de Sete Vidas, sob a direção geral de Pedro Vasconcellos e a direção de núcleo de Rogério Gomes.

Em entrevista exclusiva ao site Notíciasdetv.com, Louise Cardoso conta quem é a sua personagem na história. Confira:

“Uma mulher muito trabalhadora que tem dois filhos, Anita (Letícia Persiles) e Pedro (Emílio Dantas). Excelente doceira, tece as próprias roupas e as dos filhos. É uma camponesa pobre, mas, como trabalha muito, tem fartura à mesa e a casa sempre muito limpa. Extremamente solidária e acolhedora, não mede esforços para ajudar os amigos. Bem humorada, de riso aberto, tem sempre alguém lhe pedindo ajuda e conselhos, como a Lívia (Alinne Moraes), a quem trata como filha, sendo sua mãe de coração. Gema é doce e sensível, mas é corajosa e forte nos momentos em que isso é necessário”.
Notíciasdetv.com: Apesar de ser viúva, ela terá algum relacionamento?
“Gema ficou só muito tempo depois da morte do marido, mas vai surgir um amor muito profundo pelo ex-escravo Raul (Val Perré). Começa como uma admiração e simpatia mútua, mas aos poucos os dois vão se apaixonando, para desespero de Gema. Raul é casado, embora a mulher o tenha abandonado. Raul é um ex-escravo negro e ela uma mulher digna, mãe de dois filhos. O preconceito no século dezenove era muito maior que hoje em dia e a abolição acabara de ser proclamada. Só que o amor dos dois é enorme, respeitoso e verdadeiro, então eles vão lutar com todas as suas forças para ficarem juntos”.
Notíciasdetv.com: Como é a amizade dela com Emília (Ana Beatriz Nogueira)?
“Gema é a única amiga de Emília e cuida muito dela. Emília é uma pessoa doente e que tem um passado doloroso, já Gema, apesar da dureza da vida que leva, é uma mulher leve e radiante. Tem veneração e fidelidade absoluta em relação à Emília e vai acolhê-la em diversos momentos da trama, levando-a para morar na sua casa e fazendo tudo que Emília lhe pede, até as maiores loucuras. As duas são cúmplices e acreditam que já foram irmãs em outra vida”.
Notíciasdetv.com: Como é a relação dela com os filhos, Anita e Pedro?
“Gema é mãezona, toma conta de todo mundo, gosta de alimentar as pessoas, tem sempre alguém comendo na sua casa, que é aconchegante. Com os filhos não é diferente: deu uma excelente educação à eles, mostrando que todos são iguais perante Deus e que devem seguir um caminho reto, o caminho do trabalho e da dignidade. Acredita que colhemos o que plantamos. Com Anita tem uma relação de cumplicidade, contando seus problemas e ouvindo os dela. São muito amigas. Já Pedro é o filho homem e Gema tem paixão por ele. Sente muita saudade do filho que tem pouco tempo para visitá-la, já que dorme no trabalho. Quando o vê, se ilumina e o enche de beijos. Vai ter uma relação muito difícil com o filho que tem enorme preconceito com o Raul e não quer vê-lo perto da mãe. Gema enfrenta o filho, dizendo que brancos, negros, amarelos são filhos de Deus e tem os mesmos deveres e os mesmos direitos, que são humanos, mas Pedro não vai aceitar de jeito nenhum a presença de Raul, trazendo um enorme sofrimento à mãe”.
O elenco completo da novela Além do Tempo é formado por Alinne Moraes, Ana Beatriz Nogueira, Ana Flávia Cavalcanti, Caio Paduan, Carlos Vereza, Carolina Kasting, Cassiano Carneiro, Daniela Fontan, Felipe Camargo, Dani Barros, Emílio Dantas, Flora Diegues, Inês Peixoto, Irene Ravache, Jandira Martini, Júlia Lemmertz, Kadu Schons, Letícia Persiles, Louise Cardoso, Luís Melo, Luiz Carlos Vasconcelos, Mel Maia, Michel Melamed, Nica Bomfim, Nívea Maria, Norma Blum, Othon Bastos, Paolla Oliveira, Rafael Cardoso, Roberto Pirillo, Rômulo Estrela e Val Perré.