Exclusivo: Novela “Os Dez Mandamentos” terá passagem de tempo e novo elenco; confira a história

A Rede Record deu início nesta semana à produção da terceira fase da novela bíblica Os Dez Mandamentos, escrita por Vívian de Oliveira e dirigida por Alexandre Avancini, que entrará no ar entre junho e julho, após uma passagem de tempo, que implicará em uma mudança no elenco: as crianças da atual fase se tornarão adultas e também surgirão novos personagens. A fase, que será exibida até outubro, terá um salto de 20 anos, e haverá ainda uma quarta etapa, que irá até novembro.

O ator Sérgio Marone, intérprete de Ramsés, foi o primeiro a entrar no clima da terceira fase: ele ficou totalmente careca para viver o novo Faraó do Egito, já que o seu pai, Seti I (Zé Carlos Machado), se despedirá da trama nos próximos capítulos, assim como Num (Licurgo Spinola). Ele se casará com Nefertari (Camila Rodrigues), que será a rainha substituta de Tuya (Angelina Muniz).

Muitos atores que estão no ar atualmente irão permanecer na história, mas aparecerão envelhecidos em cena, como é o caso de Moisés (Guilherme Winter), que, ainda na segunda fase fugirá para a terra de Midiã, onde conhecerá o grande amor da sua vida: Zípora (Giselle Itié), figura um tanto quanto masculinizada. Em Midiã, surgirá um novo núcleo com vários personagens, mas novidades também aparecerão pelo Baixo Egito.

Em Midiã, antes de se casar com Zípora, Moisés será disputado pelas irmãs dela: Ada (Camila Santanioni), Damarina (Talita Younan) e Jaque (Fran Maya), filhas de Jetro (Paulo Figueiredo), que o protegerá após a fuga do Egito. Jetro, que também é pai de Jerusa (Thais Muller) e Adira (Rayana Carvalho), é inimigo de Baruk (Bemvindo Sequeira), motivo pelo qual Adira manterá em segredo o seu romance com com Menahem (Jorge Pontual), que é desprezado pelo irmão, Anibal (Thierry Figueira), que o vê como um homem fraco.

Enquanto isso no Alto Egito, Eleazar (Bernardo Velasco) e Nadabe (Marco Antônio Gimenez), filhos de Eliseba (Gabriela Durlo) e Arão (Petrônio Gontijo), crescem e se tornam rivais. Casado com Inês (Brendha Haddad), Eleazar não sabe que Nadabe, um potencial alcoólatra e mulherengo, dá em cima dela constantemente. Nadabe é um dos principais clientes da Casa de Senet, que será gerenciada pelo interesseiro Amhós (Carlos Bonow). Por lá também circula Safira (Jeniffer Seti), que após ser expulsa de casa pelo irmão, Corá (Vitor Hugo), por ter sido abandonada pelo marido, Datã (Bruno Padilha), se tornará prostituta, formando um triângulo amoroso com pai e filho: Apuki (Heitor Martinez) e Jairo (Erich Pelitz).

A irmã de Jairo, Ana (Tammy di Calafiori), ganhará a personalidade ruim do pai e fará pouco caso da mãe, Judite (Nanda Ziegler). Ela sonha em se casar com um nobre do palácio do Egito, sendo ajudada por Taís (Babi Xavier), mas possui má fama entre todos os homens egípcios. Taís, por sua vez, ficará arrasada ao descobrir que o marido, Meketre (Luciano Szafir), possui um filho com a amante, Karen (Anita Amizo), e criará o menino após o assassinato dela.

Quem também surgirá na história é Noa (Pérola Faria), que é filha de Abigail (Bianka Fernandes) e Zelofeade (Felipe Cardoso), que, nestas alturas, estarão casados. Ela sofrerá nas mãos de Datã, com quem se casará, após ele descobrir o caso dela com Bezalel (Igor Cosso), filho de Leila (Juliana Didone) e Uri (Rafael Sardão).

Um dos principais personagens será Josué (Sidney Sampaio), filho de Amália (Lisandra Souto) e do falecido Num, que será sucessor de Moisés. O escravo é apaixonado por Ana, filha de Apuki, que o desdenha por conta da sua origem. Mas, extremamente apaixonada pelo rapaz, Ana se obrigará a mudar radicalmente de pensamento e assumirá a sua paixão por Josué após livrá-lo da morte.

Confira quais são os reforços no elenco da novela bíblica Os Dez Mandamentos:

ANITA AMIZO como Karen
BABI XAVIER como Taís
BEMVINDO SEQUEIRA como Baruk
BERNARDO VELASCO como Eleazar
BINHO BELTRÃO como Aoliabe
BRENDHA HADDAD como Inês
BRUNO PADILHA como Datã
CAMILA SANTANIONI como Ada
CARLOS BONOW como Amhós
DANIEL SIWEK como Abiú
ERICH PELITZ como Jairo
FRAN MAYA como Jaque
GISELLE ITIÉ como Zípora
IGOR COSSO como Bezalel
JENIFFER SETTI como Safira
JORGE PONTUAL como Menahem
JÚLIO OLIVEIRA como Chibale
KÁTIA MORAES como Bina
LUCIANO SZAFIR como Meketre
MARCELA BARROZO como Betânia
MARCO ANTÔNIO GIMENEZ como Nadabe
PAULO FIGUEIREDO como Jetro
PÉROLA FARIA como Noa
RAFAELA SAMPAIO como Jaque
RAYANA CARVALHO como Adira
RODRIGO VIDIGAL como Calebe
SANDRO ROCHA como Abirão
SIDNEY SAMPAIO como Josué
TAMMY DI CALAFIORI como Ana
TALITA YOUNAN como Damarina
THAÍS MULLER como Jerusa
THIERRY FIGUEIRA como Anibal
VITOR HUGO como Corá