Resumo Semanal: Novela “Maria Esperança” – 23/03/2015 a 27/03/2015

Capítulo 011, 23 de Março (Segunda-Feira): Com tom de cinismo, Santiago comunica a Malvina que pretende se casar. Maria não para de pensar em Eduardo, que se ofende quando Laura se refere a ela com desprezo. Descontrolada, Malvina conta a Beatriz quais são os planos de Santiago e diz que está disposta a matá-lo para impedir que se case. Maria não consegue pagar os aluguéis atrasados e corre o risco de ser despejada. Renata tenta de todas as formas reconquistar Eduardo e convida o rapaz para passar alguns dias na praia. Maria visita Santiago, fala de seus problemas financeiros e ele a pede em casamento. Maria lembra o que Filó viu nas cartas e deduz que Santiago é o homem que a cigana viu nas cartas. Otávio procura Eugênia e pede a mão de sua sobrinha, Renata, em casamento. Aurélio comenta com Beatriz que talvez Santiago esteja mesmo apaixonado pela bilheteira e diz que ele teria coragem de se casar só para deixá-las desamparadas. Ao ter certeza das intenções do sobrinho, Malvina pensa numa maneira de eliminá-lo sem deixar pistas. Maria recebe uma intimação e deduz que será despejada.

Capítulo 012, 24 de Março (Terça-Feira): Acreditando que vai ser despejada, Maria vai falar com o advogado e leva um susto quando se apresenta como representante de Santiago, diz que vai transformá-la na dona de uma imensa fortuna. O advogado dá 24 horas para ela pensar em sua proposta. Como exigência, pede que mantenha segredo sobre o casamento até a morte de Santiago. Santiago tem uma de suas piores crises e o médico informa à família que ele tem poucos dias de vida. Sem dinheiro, endividada e com o pai desempregado, Maria pensa na proposta do advogado. Maria volta a consultar as cartas e Filó confirma tudo que lhe disse anteriormente. Maria visita Santiago que, agonizante, implora para que ela aceite seu pedido de casamento. Sensibilizada, Maria aceita se casar com Santiago. Em Nova York, Maria Helena está decidida voltar ao Brasil para rever seus filhos.

Capítulo 013, 25 de Março (Quarta-Feira): Dr. Alberto visita Santiago e comunica que já está casado com Maria. A presença do advogado deixa Malvina e Beatriz curiosas e, logo depois, muito apreensivas quando Aurélio afirma que seu patrão pretende mexer no testamento. Determinada a usufruir da fortuna do sobrinho, Malvina diz a Beatriz que vai matá-lo antes que ele faça qualquer mudança no testamento. O assistente do Dr. Alberto vai até a casa de Maria e diz a Ramiro que sua filha está prestes a se tornar milionária. Santiago agoniza. Malvina pressiona Aurélio para saber quais foram as modificações feitas no testamento, mas o mordomo mente e garante que ela e seus filhos continuam sendo seus herdeiros. O médico examina Santiago e diz que sua morte é uma questão de horas. No meio da noite, Malvina vai ao quarto do sobrinho e arranca sua máscara de oxigênio. Quando amanhece, Aurélio encontra Santiago morto.

Capítulo 014, 26 de Março (Quinta-Feira): Diante do corpo de Santiago, Malvina não consegue esconder sua alegria, mas durante o velório finge tristeza e desolação pela morte do sobrinho. Maria visita Santiago, descobre que o amigo está morto e enfrenta o sarcasmo de Aurélio. O advogado entra em cena para realizar uma das exigências de seu cliente: levar Maria ao enterro e apresentá-la à família como viúva do falecido. Eduardo se revolta quando o Dr. Alberto apresenta Maria como viúva de seu primo e a acusa de ser uma oportunista. A notícia do casamento de Santiago com a bilheteira deixa Malvina perplexa.

Capítulo 015, 27 de Março (Sexta-Feira): Ao saber que Maria é herdeira de toda a fortuna de Santiago, Malvina entra em desespero e sofre um desmaio. Maria volta para o cortiço e pensa em tudo que aconteceu e na reviravolta que vai acontecer em sua vida. Malvina recobra os sentidos e decide consultar um advogado para anular o testamento do sobrinho. Maria conta para Filó que está viúva de um milionário e a cigana a aconselha a comunicar Ramiro. Eduardo comunica a mãe que pretende deixar a mansão. Malvina se recusa a acompanhá-lo e afirma que vai lutar pela herança custe o que custar. Dr. Alberto entrega a Maria uma grande quantia em dinheiro e ela quita todas as suas dívidas. Malvina procura o Dr. Alberto e oferece muito dinheiro para que ele desfaça o casamento de Maria e Santiago.